fbpx

APCC vai estar representada em webinar onde será feito balanço a nível nacional do Modelo de Apoio à Vida Independente

A APCC vai ‘levar’ a experiência do seu CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente ao webinar “Boas práticas do apoio à vida independente: o que mudou?”, que terá lugar amanhã (16 de outubro), entre as 15H00 e as 16 H30. Esta é uma iniciativa do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, organizada com o objetivo de partilhar experiências e propostas de melhoria do MAVI – Modelo de Apoio à Vida Independente, criado há cerca de três anos.

A Associação estará representada por Fernanda Maurício, diretora técnica do CAVI/APCC, que será a moderadora do painel único, onde também intervirão outros responsáveis, assistentes pessoais, beneficiários e familiares ligados aos Centros do Centro de Paralisia Cerebral de Beja, da Associação Portuguesa de Neuromusculares, da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal e da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu.

A abertura estará a cargo do presidente do INR, Humberto Santos, e o encerramento será feito pela secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. Este evento poderá ser acompanhado em direto no canal do INR no YouTube.

O CAVI da APCC entrou em funcionamento no início de 2019 e contribuiu para uma mudança importante no modo e na qualidade de vida das 13 pessoas com deficiência já apoiadas pelo projeto: desde junho do ano passado que um grupo de assistentes pessoais as acompanha na realização de atividades em domínios como a higiene, alimentação, deslocações, mediação de comunicação, contexto laboral, frequência de aulas, cultura, lazer ou cidadania, entre outros.

Integrado no MAVI, um programa-piloto nacional, o CAVI da APCC tem como objetivo contribuir para uma inclusão efetiva e a autodeterminação. A sua atividade vai no sentido de garantir condições de acesso ao pleno desenvolvimento da autonomia e do exercício da cidadania, bem como à participação cívica e política. É cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento — Programas Operacionais do Portugal 2020.