fbpx

“O Museu de Nós!”: ateliê online ‘trouxe’ experiência do “Museu da Existência” à Quinta da Conraria

Quando a ideia d’”O Museu de Nós!” – um espaço onde serão guardadas as histórias que fazem parte da APCC – começou a nascer, teve desde logo como inspiração o Museu da Inocência, de Orhan Pamuk, distinguido com o Prémio Museu Europeu do Ano 2014. E esta era uma influência partilhada com o espetáculo/exposição “Museu da Existência”, que a companhia de teatro Amarelo Silvestre estreou em 2016.

Foi, por isso, um encontro de dois universos distintos, mas com muito em comum, o que aconteceu no final da semana passada, quando a professora Mariana Nunes e os membros do grupo de teatro Sala T se juntaram na Quinta da Conraria para um ateliê online com Fernando Giestas, dramaturgo e cofundador daquele coletivo teatral sedeado em Nelas. O propósito anunciado era que todos partilhassem um pedaço da sua memória, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento d’”O Museu de Nós!”

E assim se fez uma conversa em torno do conceito de que um objeto só é valioso se valer muito para a pessoa a que pertence. Entre pequenos resumos biográficos dos participantes, recordações da construção do “Museu da Existência” na sua passagem por Coimbra e fotos e objetos que contam as histórias dos utentes da APCC e, sobretudo, os seus maiores momentos de felicidade, foi uma manhã de trocas e de descobertas.

O projeto “O Museu de Nós!” pretende ‘transformar’ a Quinta da Conraria num espaço onde estarão em destaque as histórias acumuladas e colecionadas na APCC ao longo dos anos, contadas através dos lugares, dos objetos e de evidências do que aconteceu para lá dos muros. Desenvolvido no âmbito das atividades dos dois grupos de teatro da APCC (Sala T e Projeto Estúdio), tem entre os seus objetivos gerais valorizar a pessoa com deficiência, o seu percurso e a sua história, utilizar o trabalho artístico como um facilitador da interação e criar momentos e experiências que contribuam para potenciar capacidades.

É uma iniciativa cofinanciada pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2020 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

O teatro – desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da APCC – é uma das áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, com os utentes a participarem diariamente também em atividades de expressão plástica e de expressão musical. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.