fbpx

A escritora Lurdes Breda é ‘culpada’ pela alegria dos mais jovens nas residências da APCC…

Anda uma animação pelo Lar de Apoio e o Lar Integrado: às voltas com bruxas, gafanhotos, bichos e não só, os mais jovens utentes daquelas unidades residenciais da APCC não largam os livros generosamente oferecidos pela escritora Lurdes Breda! Folheiam as páginas, ‘mergulham’ nas ilustrações, vibram com a leitura! Nestes tempos em que precisamos de encontrar novas formas de viajar e passear, a literatura e a imaginação têm sido poderosos aliados!

Com a aproximação do Dia das Bruxas, o muito recente “Henriqueta e o Bruxedo da Lua” tem feito particular sucesso, mas, das várias obras doadas, não há nenhuma que não gere entusiasmo. É assim com “O Gafanhoto Saltarico”, “Onde Moram as Estrelas”, “Bichofonias – Contos com Bichos Dentro”, “A Nuvem que Chovia Peixes” e “A Avó que Sonhava o Mar”, companhias preciosas nos últimos dias.

A situação justifica, está bom de ver, um enorme agradecimento à autora, pela oferta, mas também por criar os universos que têm permitido tanta alegria. Mas esse agradecimento, mais do que por palavras, faz-se pelos sorrisos nas caras dos mais novos, bem como pelo prazer detetável na voz de quem, mais crescido, conta cada história.

Lurdes Breda é autora de cerca de três dezenas de obras, sendo conhecida, sobretudo, como escritora de livros para crianças e jovens. Além de vários prémios em certames literários nacionais e internacionais, foi distinguida em 2005 com o Prémio Mulheres de Valor (atribuído pela Associação Fernão Mendes Pinto) e, em 2014, com a Medalha de Mérito Municipal Cultural de Montemor-o-Velho. Participa regularmente em atividades que visam a integração da pessoa com deficiência na sociedade e a promoção do livro e da leitura.

O Lar de Apoio e o Lar Integrado Dr. José Mendes Barros são duas das três unidades residenciais da APCC, sendo dirigidos, respetivamente, a pessoas que se encontram impedidas de residir no seu meio familiar e a famílias cujos membros, devido ao avançar da idade, não conseguem já prestar os cuidados necessários aos seus filhos com deficiência ou incapacidade. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.