fbpx

No Dia Mundial do Cinema, APCC vai mostrar pela primeira vez duas curtas criadas pelos colaboradores e utentes da instituição

E se vos disséssemos que a Quinta da Conraria já foi uma espécie de Cidade do Cinema da APCC? Foi em 2011 e 2016 que as indicações de “Luzes! Câmara! Ação!” se repetiram inúmeras vezes naquele espaço, dando o mote para a rodagem das curtas-metragens “A Ascensão e Queda de Agá” e “Mudo”, da responsabilidade de colaboradores e utentes da instituição.

Estes dois filmes foram exibidos internamente, mas nunca chegaram a marcar encontro com um público alargado, e por isso, nestes tempos em que damos por nós a vasculhar o baú e a (re)encontrar memórias, que melhor oportunidade pode haver para os estrear do que a iminente celebração do Dia Mundial do Cinema? É isso que vai acontecer no próximo dia 5 de novembro!

O encontro está marcado para as páginas da APCC no Facebook e no YouTube. Primeiro, pelas 10H00, será exibido “A Ascensão e Queda de Agá”, a primeira incursão cinematográfica da Associação, em que a linguagem do cinema ajuda a desenvolver um espaço de partilha através da representação, num mundo em que é difícil distinguir o real do imaginário. Mais tarde, pelas 14H00, será a vez de dar a conhecer “Mudo”, que cruza as estéticas dos filmes mudos e de animação para questionar a ideia de mudança.

Estas curtas-metragens foram criadas no âmbito de projetos apoiados pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, através do Programa Nacional de Financiamento a Projetos.

O desenvolvimento de atividades ligadas ao campo artístico – em áreas como a expressão plástica, expressão musical ou expressão dramática – é uma parte importante da ação da APCC enquanto instituição que fomenta a inclusão social. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.