fbpx

APCC leva experiência do CAVI a webinar (com inscrições abertas) da Rede Social de Coimbra sobre Direitos Humanos

Celebrado anualmente a 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos é o mote para um webinar que pretende suscitar a discussão em torno daquele tema e, em particular, do paradigma dos direitos das pessoas com deficiência. Esta é uma iniciativa gratuita, mas de inscrição obrigatória, que decorrerá na próxima sexta-feira, dia 11, entre as 10H00 e as 12H00.

A organização é do grupo de trabalho “Pessoas com Deficiência” da Rede Social de Coimbra, de que a APCC faz parte. Além de uma pequena apresentação sobre o trabalho realizado na habilitação e inclusão social da pessoa com paralisia cerebral e com outras condições de deficiência ou incapacidade, a Associação marcará ainda presença com uma intervenção sobre a atividade do seu CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente.

Caberá à diretora técnica Fernanda Maurício abordar a importância do Movimento de Apoio à Vida Independente enquanto instrumento para garantir os direitos das pessoas com deficiência, bem como a experiência concreta da APCC no âmbito daquele projeto-piloto nacional que pretende contribuir para uma inclusão efetiva e a autodeterminação: o CAVI da instituição entrou em funcionamento no início de 2019 e contribuiu para uma mudança importante no modo e na qualidade de vida das 13 pessoas com deficiência já apoiadas pelo projeto.

A inscrição no webinar “Direitos Humanos” é feita online, através do link https://forms.gle/WQKNps533aNKDhAZ9.

O envolvimento da APCC na Rede Social de Coimbra – um fórum de articulação e congregação de esforços por parte de autarquias e entidades sem fins lucrativos com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social – enquadra-se no cumprimento da missão da Associação de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade.