fbpx

Assista ao webinar sobre râguebi inclusivo, do projeto Line Break, no próximo dia 29 de dezembro

Marquem já na agenda: a 29 de dezembro, terá lugar o primeiro webinar do projeto Line Break – Rugby Inclusivo, dirigido em particular a técnicos e profissionais de instituições da área da solidariedade social e outros interessados na temática do râguebi enquanto instrumento para aproximar as pessoas com deficiência da prática desportiva.

A condução caberá a João Costa, fisioterapeuta na APCC e coordenador do projeto, e participarão Mário Veríssimo, do Gabinete de Projetos da Associação, Alcino Silva e Carlos Polónio, do Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC), e Rui Carvoeira, da ARCIL. Esta é uma iniciativa de transmissão aberta, através da página de Facebook da APCC.

Serão abordadas temáticas relacionadas com o desenvolvimento do projeto e com as potencialidades de uma parceria institucional como aquela desenvolvida entre a APCC e o CRRC, no sentido de criar um movimento verdadeiramente inclusivo, a nível nacional, inspirado em alguns dos valores que habitualmente são associados ao râguebi. E serão também dadas indicações úteis e tecnicamente ricas para o desenvolvimento da modalidade em instituições.

Em concreto, partilhar-se-ão conteúdos técnicos e científicos relacionados com a abordagem do râguebi num contexto de formação e ensino, nomeadamente metodologias de ensino do ‘tag rugby’ inclusivo e estratégias de capacitação de técnicos e profissionais que trabalham com populações com incapacidades físicas e/ou cognitivas.

Será a partir das 10H00, em www.facebook.com/APCCoimbra.

O projeto Line Break – Rugby Inclusivo pretende levar o râguebi adaptado a instituições na área da deficiência, através de estratégias como a formação de profissionais desta área com técnicas específicas para o ensino da modalidade e a elaboração de um manual sobre a prática do râguebi inclusivo. Tem como parceiros a a APCC, o CRRC, a ARCIL e a APPACDM de Vila Nova de Poiares e é cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2020 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

O râguebi é uma das várias modalidades desportivas desenvolvidas na APCC – instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência – juntamente com o boccia, a natação ou a tricicleta, entre outras. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.