fbpx

Já pode ver e descarregar gratuitamente o Guia Prático Line Break, que ajuda a implementar o râguebi inclusivo em instituições

O Guia Prático do projeto Line Break – Rugby Inclusivo é um manual com instruções e exercícios sobre a prática do râguebi inclusivo, que é agora disponibilizado online aos interessados em desenvolver esta atividade desportiva. Elaborado com o envolvimento dos diversos parceiros desta iniciativa, é um instrumento essencial para replicar noutras instituições de solidariedade social a experiência da APCC na modalidade.

Neste documento, o ‘tag rugby’ adaptado – uma vertente sem contacto, que pode ser jogada por todos – é introduzido a partir da descrição dos seus princípios (objetivo, campo, regras, defesa, ataque, sem placagem, árbitro e treinador, aplaudir o adversário). Propõe-se ainda uma metodologia de ensino e são descritos diversos exercícios que permitirão passar da teoria à prática (avançar e fintar, passe e receção, passe e apoio, progressão para jogo).

O Guia Prático Line Break – Rugby Inclusivo é da autoria de João Costa (coordenador do projeto, fisioterapeuta na APCC, ex-jogador e árbitro), Carlos Polónio (diretor técnico regional do CRRC – Comité Regional de Rugby do Centro e treinador da equipa de râguebi da APCC) e Rui Carvoeira (técnico da ARCIL e ex-selecionador nacional de sub-18). Pode ser consultado abaixo ou descarregado em http://bit.ly/GuiaPraticoLineBreak.

O projeto Line Break – Rugby Inclusivo tem como objetivo aproximar as pessoas com deficiência da prática desportiva, através da capacitação de profissionais desta área com técnicas específicas para o ensino do râguebi adaptado e do apoio à sua dinamização noutras instituições. Pretende-se oferecer uma nova modalidade desportiva inclusiva, que poderá ser praticada em conjunto por pessoas com ou sem deficiência, assim promovendo a inclusão e o desenvolvimento de características pessoais, físicas e sociais.

São parceiros no Line Break – Rugby Inclusivo a APCC (entidade promotora), o CRRC, a ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Vila Nova de Poiares. Este projeto é cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2020 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

O râguebi é uma das várias modalidades desportivas desenvolvidas na APCC – instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência – juntamente com o boccia, a natação ou a tricicleta, entre outras. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.