fbpx

A voluntária Mariana Keating está quase a regressar da Grécia, mas trará para contar uma experiência inesquecível

Termina esta semana a experiência da nossa voluntária Mariana Keating em Janina, na Grécia, junto do Centro de Juventude do Epiro. Desde o final do ano passado que esta jovem portuguesa tem vindo a colaborar no planeamento de atividades de educação não-formais com jovens e adolescentes – menores não acompanhados requerentes de asilo – do centro de acolhimento Agios Athanasios.

Tem sido uma viagem emocionante, marcada pela paixão pelas artes e pela expressão pessoal, em que a Mariana e a sua colega voluntária espanhola Marta Alonso guiaram os jovens usando como instrumentos a música, a intuição e o pensamento sem julgamento, sempre num clima de imersão e alegria. Desta abordagem, e do desafio para criar os seus próprios selos e fazer recortes da natureza e figuras humanas, combinando-os à sua vontade, resultaram composições lindas e inesperadas, que agora partilhamos para marcar este fim de percurso.

O Centro de Juventude do Epiro é um espaço aberto para todos os jovens que procuram oportunidades e diversão. Atua nas áreas da educação não-formal, inclusão social e conscientização cultural, desenvolvendo cursos, workshops e eventos informativos e culturais. Além disso, participa em projetos educacionais internacionais, como intercâmbios de jovens, cursos de formação, seminários e projetos de investigação e capacitação.

A estadia da Mariana Keating na Grécia decorreu no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, uma iniciativa da Comissão Europeia que ajuda os jovens a participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro, e permitiu que ela passasse a fazer parte de um grupo já alargado de jovens portugueses que realizaram um período de voluntariado fora de Portugal através da APCC, tirando partido do facto de a Associação estar acreditada como organização de envio de voluntários para outros países europeus.

O voluntariado europeu (que inclui também o acolhimento de voluntários em Coimbra) é uma das facetas do voluntariado na APCC: para saber como participar num projeto no estrangeiro, contacte o Gabinete de Voluntariado através do e-mail kim.almeida@apc-coimbra.pt ou de mensagem direta na página de Facebook Holding Hands With Other Abilities.

A APCC desenvolve ainda um programa de voluntariado nacional, através do qual os voluntários ajudam os técnicos da Associação em diferentes respostas e serviços que envolvem diretamente os utentes. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.