fbpx

O que faz uma banda rock obrigada a confinar? Os 5ª Punkada respondem a esta questão…

Forçados a suspender espetáculos ao vivo e ensaios, os 5ª Punkada tiveram de dirigir a energia vital que percorre a sua música para outras alternativas. E então, o que têm feito o vocalista Fausto Sousa, os guitarristas Jorge Maleiro e Paulo Jacob, a teclista Fátima Pinho e o baterista Miguel Duarte nos últimos tempos? Pois bem, têm feito muita música, mas não da forma mais convencional nem com os resultados habituais…

À distância, o computador e o telemóvel têm sido parceiros fundamentais para facilitar a comunicação entre os membros do grupo, mas também têm sido utilizados para encontrar recursos que permitam adquirir e desenvolver competências musicais. E estas ‘descobertas’ têm sido muito importantes para dar continuidade ao trabalho em dois projetos iniciados em setembro do ano passado.

Para um deles, denominado “Notas de Contacto”, a banda pop/rock da APCC tem vindo a desenvolver bases musicais para (tele)partilha com os restantes parceiros – Orquestra de Câmara Portuguesa e CerciOeiras – no contexto de um processo criativo em que todos os intervenientes criam ambiências/segmentos musicais simples a que algo possa ser acrescentado. O desafio tem sido particularmente interessante, por envolver instrumentos e recursos musicais fora das habituais ‘zonas de conforto’.

O outro projeto chama-se “Change 2 Regard” e tem como parceiras as instituições Nos Pilifs (Bélgica) e Collectif T’Cap (França). Neste âmbito, os elementos do grupo desenvolveram uma estratégia para superar a impossibilidade da criação presencial: a partir de um conjunto de palavras-chave relacionadas com a Covid-19, escolhidas em conjunto, Fausto Sousa reuniu algumas imagens num pequeno filme que será agora o mote para a criação (à distância) de vários segmentos musicais desenvolvidos com os alunos do Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra.

Mas nem só trabalho puro e duro têm sido feitos os dias dos 5ª Punkada. As reuniões virtuais têm servido ainda para pôr a conversa em dia e dessa forma manter viva a química entre os seus membros, mas também para realizar atividades não musicais, como viajar virtualmente pelas ruas de Paris, do Arco do Triunfo até à Torre Eiffel, e partilhar os instantâneos desse percurso. Porque, afinal de contas, o importante é alimentar a criatividade!

Com mais de 25 anos de existência, os 5ª Punkada são uma verdadeira referência no panorama musical nacional. Já percorreram Portugal de norte a sul e viajaram também para Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França, Grécia, Espanha, Itália ou Finlândia, num total de mais de 300 concertos. A formação atual é composta por Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e o professor de música Paulo Jacob.

São um dos quatro grupos musicais da APCC em atividade, que complementam o trabalho de intervenção musical realizado ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais sobre o Departamento de Música da APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.