fbpx

Voluntariado, mímica e alegria: três palavras para explicar uma manhã muito divertida no Lar de Apoio

Foi à distância, o que já foi mais incomum do que agora, mas definitivamente divertido, como é inevitável quando o público é tão entusiasta e alegre como os utentes do Lar de Apoio! Ontem, a voluntária Gabriela Beirão fez a primeira das videochamadas com que passará a ligar-se àquela unidade residencial da APCC para realizar atividades onde se cruzam o seu amor pelo teatro e a experiência profissional numa agência de viagens… e foi incrível desde o primeiro segundo!

Primeiro, foi preciso fazer as apresentações – a Gabriela acaba de se inscrever para fazer voluntariado à distância na Associação – e trocar as primeiras palavras, mas rapidamente essa barreira foi quebrada e se passou para um jogo de mímica, com o apoio da nossa animadora Susana Machado. Foi tão bom que, quando terminou, ficaram todos com muita ansiedade pelo próximo encontro. Como sabemos isso? Bem, bastaria olhar para os sorrisos!

Esta atividade decorreu no âmbito do programa “Limões para Limonada: Voluntariado à Distância”, promovido pelo Gabinete de Voluntariado da APCC como forma de permitir manter o contacto entre utentes e voluntários, apesar das alterações provocadas pela pandemia da Covid-19. É também nesse contexto que está a decorrer a iniciativa “Cultura às 14”, através da qual desafiamos qualquer um (quer já disponibilize o seu tempo à Associação, ou o queira passar a fazer a partir de agora) a gravar pequenos vídeos de índole cultural, para serem depois partilhados com os utentes e através das redes sociais.

Se estiverem interessados em participar no “Cultura às 14”, escolham o vosso tema (literatura, música, desporto, teatro ou literatura infantil) e contactem-nos, através de mensagem direta em Holding Hands With Other Abilities APCC EVS Project ou do e-mail kim.almeida@apc-coimbra.pt, para agendarmos a vossa publicação… que acontecerá sempre às 14H00.

O voluntariado na APCC é desenvolvido nos âmbitos nacional e internacional. No primeiro, os voluntários ajudam os técnicos da Associação em diferentes respostas e serviços que envolvem diretamente os utentes. Através do segundo, já recebemos mais de 40 voluntários europeus e enviámos para programas no estrangeiro diversos jovens portugueses. Pode conhecer as possibilidades de voluntariado na APCC visitando a página www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.