fbpx

Lá para setembro, vão poder comer-se araçás-rosas no Lar de Apoio… mas primeiro temos de explicar o que aconteceu no Dia da Árvore

Desde ontem que há um cheirinho a Brasil no Lar de Apoio e tudo graças ao Dia da Árvore!… Passamos a explicar: para assinalar aquela data, os utentes daquela unidade residencial da APCC plantaram um pé de araçá-rosa, uma planta originária de terras brasileiras! Vai ficar no terraço, para que todos partilhem a responsabilidade de a regar e cuidar, e foi desde logo motivo para muitas perguntas…

«Como são as flores do araçá-rosa?» São brancas e com muitos estames e, se tudo correr bem, já vamos poder vê-las a partir de junho! «A que sabem os frutos?» Têm um sabor adocicado, semelhante ao da goiaba! «E quando podemos comê-los?» Amadurecem entre setembro e março, por isso, daqui a meio ano já devemos poder beber um sumo, comer uma compota ou simplesmente saborear um araçá-rosa no Lar de Apoio!

Talvez estejam vocês próprios a pensar noutra pergunta: Como foi uma árvore destas parar à Rua Eça de Queirós? A explicação é simples, mas diz muito sobre o que é a vivência da Associação: foi uma oferta de Lurdes Baptista, mãe de uma colaboradora. E assim, de um gesto de generosidade, se fez alegria e partilha.

O Lar de Apoio acolhe pessoas que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar. É uma das três unidades residenciais da APCC, juntamente com o Lar Residencial e o Lar Integrado Dr. José Mendes Barros. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=266.