fbpx

Não é preciso fazer um desenho: apoiar a APCC através da declaração do IRS não custa nada mas importa muito

Todos os dias, a APCC ajuda a traçar caminhos e a desenhar vidas. São milhares de utentes, e respetivas famílias, apoiados pela instituição, que desta forma cumpre a sua missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade. E este é um trabalho que, agora mais do que nunca, é importante apoiar. E pode fazê-lo de forma simples e sem custos.

Para isso, basta que, ao entregar a declaração do IRS no Portal das Finanças, opte por fazer a consignação de 0,5% do imposto liquidado à Autoridade Tributária. Desta forma, e sem qualquer implicação no cálculo do seu reembolso, estará a garantir que esse montante será entregue à APCC, em vez de ir para os cofres do Estado. Não é preciso fazer um desenho: não custa nada, mas importa muito.

Se pretender dar um contributo maior para a Associação, pode ainda doar os 15% do imposto suportado em faturas relativas a reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração, cabeleireiros e institutos de beleza, veterinários e passes mensais de transportes públicos. Neste caso, estará a prescindir de receber esse montante.

Pode fazer a consignação fiscal quer opte pelo IRS manual ou pelo IRS automático. No primeiro caso, preencha o Campo 1101 do Quadro 11 (no Modelo 3) e indique a opção ‘Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública’ e o NIF 506662306. No segundo, introduza estes mesmo dados na secção ‘Pré Liquidação’. Em ambas as situações, não se esqueça de selecionar também a quadrícula ‘IRS’ e, caso o pretenda, ‘IVA’. Para quem já tenha escolhido anteriormente a antecipação da consignação, estas opções já estarão preenchidas e só terão de ser confirmadas.

Exemplo de IRS manual (clique para aumentar)

Exemplo de IRS automático (clique para aumentar)

E como apenas cerca de 10% dos contribuintes portugueses costumam optar por consignar os seus impostos a organizações de solidariedade, poderá ainda prestar o seu apoio partilhando esta informação com os seus familiares, amigos e colegas.

A APCC presta serviços em áreas com a reabilitação, atividades ocupacionais, reabilitação social, formação profissional residências, apoio domiciliário, transportes, formação de professores, recursos para a inclusão e várias outras – através de valências como a vida independente, terapias, Centro Qualifica, desporto, expressão plástica, música, teatro ou jardim de infância e de serviços ligados à comunidade, como a quinta pedagógica, ludoteca, oficina do brinquedo, projetos ou voluntariado.

Além do trabalho direto com os seus utentes, a APCC age na comunidade, sensibiliza a sociedade para a questão da deficiência, interage com parceiros para operar a mudança. Com quase 45 anos de atividade e de provas dadas, é uma referência nacional e internacional no trabalho em prol da inclusão, da integração e da autodeterminação.