fbpx

SIM – Social Inclusion Marketing

O projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” reúne especialistas de marketing social e serviço social, com o objetivo de cruzar conhecimentos, competências e perspetivas diferentes para encontrar soluções inovadoras. Psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, mediadores de emprego, entre outros profissionais, participam no desenvolvimento de ferramentas pedagógicas de marketing social, integralmente adaptadas a profissionais do terceiro setor, com o objetivo de melhorar a inclusão de grupos desfavorecidos.

Além de aumentar as competências dos participantes e de capacitar as suas instituições no sentido de melhor combater a exclusão social e promover a qualidade de vida de grupos desfavorecidos, este projeto pretende ainda introduzir no mercado as várias ferramentas pedagógicas desenvolvidas e contribuir para o estabelecimento das bases do primeiro curso de pós-graduação de marketing social na Europa.

 

Objetivos
– Avaliar as reais necessidades de formação dos profissionais do setor social relacionadas com o marketing social e a inclusão social;
– Desenvolver materiais de formação em marketing de inclusão social inovadores e úteis para profissionais e decisores;
– Desenvolver e validar uma nova metodologia de formação: estudo de caso de aprendizagem SIM;
– Desenvolver e validar uma nova estratégia pedagógica SIM;
– Melhorar as competências dos profissionais do setor social em marketing de inclusão social;
– Implementar metodologias e técnicas de marketing social em instituições do setor social;
– Divulgar boas práticas e exemplos de como adaptar técnicas e estratégias do marketing ao setor social;
– Explorar as possibilidades de lançar o primeiro curso de pós-graduação europeu em marketing social.

 

Duração
30 meses (setembro de 2019 a fevereiro de 2022).

 

Mais informação
Consulte o website do projeto.

 

Produtos do projeto
Disponíveis no website do projeto, na área de ‘Materiais’:
– IO1: SIM Training Needs Assessment
– IO2: SIM Handbook – A practical guide for applying Social Marketing in the disability sector
– IO3: SIM Pedagogical strategy
– IO4 – MOOC Course

 

Parceiros
APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (Portugal)
Sdruzenije Na Na Raboteshtite S Hora S Uvrezhdaniya / Associação Nacional de Trabalhadores com Pessoas com Deficiência (Bulgária)
Universitat De València / Universidade de Valência (Espanha)
Università della Svizzera italiana / Universidade de Lugano (Suíça)

 

Financiamento
O projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” é cofinanciado pelo programa Erasmus +, no enquadramento da Ação-Chave 2 (KA2), Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas.