fbpx

Como a gratidão se espalhou pela APCC graças a (um dia de) boas ações

Não o dizemos poucas vezes, mas talvez não o digamos vezes suficientes: os voluntários da APCC são fantásticos! Vamos a mais um exemplo que o comprova: há cerca de um mês, eles dinamizaram a campanha ‘Dia das Boas Ações na APCC’, que agora se transformou numa espécie de onda de gratidão. Com o contributo generoso da comunidade, foi possível recolher materiais úteis para as atividades da Associação, que foram distribuídos por diversos serviços e respostas ao longo da última semana.

Este texto é, por isso, um agradecimento a todos os que se envolveram e colaboraram na iniciativa, através da qual foram doados à APCC jogos, material de desenho, brinquedos, livros e não só, que estão já a ser utilizados nas atividades quotidianas com os utentes. Esta campanha decorreu integrada no Dia das Boas Ações, um movimento mundial assinalado este ano a 11 de abril, que pretende unir pessoas que realizam boas ações em benefício da comunidade e do planeta.

Se deixou passar esta campanha, mas ainda quer apoiar a APCC com uma doação de materiais, pode contactar o nosso Gabinete de Voluntariado, através do número de telefone 239 792 120 ou do e-mail kim.almeida@apc-coimbra.pt. Procuramos artigos novos ou em segunda mão, desde que em bom estado, nomeadamente:

DESPORTO
– Triciclos (7-8 anos)
– Tapete rolante elétrico
– Minitrampolins
– Bolas rítmicas
– Arcos
– Tabela de basquetebol de interior desmontável
– Tabela de basquetebol fixa de exterior
– Conjunto de balizas de futebol juvenis e portáteis

BRINQUEDOS / FAZ DE CONTA
– Banca de cozinha / Comidas e utensílios de cozinha
– Lego Duplo

JOGOS / ENTRETENIMENTO
– Jogos de consola para crianças (Playstation ou similar antiga)

ESCRITÓRIO
– Quadros brancos
– Flip-charts

LAR / ELETRÓNICA
– Computadores
– Tablets (12”)
– TVs compatíveis com jogos de consola
– Ventoinhas
– Aquecedores pequenos de ventoinha
– Caixas pequenas de plástico transparente para arrumação

EXTERIOR
– Carrinhos de mão
– Ferramentas de jardinagem (sachos, ancinhos, plantadores, regadores, borrifadores, redes de ensombramento, compostores de plástico ou madeira)
– Baldes de reciclagem para exterior
– Placas identificativas de culturas ou animais
– Baú de arrumação
– Mantas de piquenique
– Galochas (até 39)

ARTES MANUAIS
– Tintas acrílicas/temperas
– Pincéis
– Folhas eva e feltro
– Linhas e agulhas para costura
– Linhas de croché, macramé e lãs

MATERIAIS TERAPÊUTICOS
– Bonecos geriátricos
– Cadeiras de rodas
– Camas articuladas / Macas
– Malas de primeiros socorros

O voluntariado na APCC é desenvolvido nos âmbitos nacional e internacional. No primeiro, os voluntários ajudam os técnicos da Associação em diferentes atividades que envolvem diretamente os utentes. Através do segundo, já recebemos mais de 40 voluntários europeus e enviámos para programas no estrangeiro vários jovens portugueses. Pode conhecer as possibilidades de voluntariado na APCC visitando a página www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.