fbpx

Psicologia

Psicologia

A Consulta de Psicologia centra-se, num primeiro tempo, na avaliação cognitivo-comportamental da criança com deficiência e na análise do seu desenvolvimento mental e afectivo, de modo a colmatar lacunas e dificuldades observadas, atingindo assim, e sempre que possível, um desenvolvimento global mais normalizado, em articulação com as outras áreas técnicas de (re)habilitação.
A intervenção psicológica visa, também, o ajustamento emocional e social da criança e da família, bem como a relação com o filho diferente, através de psicoterapias individuais e de grupo, às crianças, aos jovens e seus pais, tendo em vista o equilíbrio emocional necessário, posto em causa pelo diagnóstico da deficiência.
A oportunidade dos pais participarem em Grupos de Entreajuda, dinamizados pelo departamento, possibilita-lhes analisar e elaborar o sofrimento imposto pelo processo evolutivo da criança com necessidades especiais, através de uma empatia imediata com os outros pais.

 

Funções do Departamento

– Avaliação psicológica.

– Intervenção psicológica e psicoterapias individuais e de grupo (a utentes e seus familiares).

– Participação em equipa técnica transdisciplinar no processo de (re)habilitação/integração da criança/jovem/adulto com necessidades especiais, quer a nível da instituição (CRPCC), quer a nível  de outras instituições locais.

– Participação nas primeiras consultas e em consultas de reavaliação médica (Neuropediatria, Pediatria, Pedopsiquiatria, Psiquiatria e outras).

– Participação em acções de sensibilização e (in)formação à população e/ou técnicos de serviços locais.

– Colaboração na formação de alunos de diversas instituições escolares.

Voltar