fbpx

Bocciateca


O que é a Bocciateca?

A Boacciateca da APCC é um centro de recursos para a prática desportiva do boccia, dirigido a seniores com ou sem deficiência. Dispõe de diversos conjuntos de jogos para facultar a instituições interessadas em iniciar a prática do boccia sénior nas suas próprias instalações e posteriormente participar em encontros inter-instituições.

As instituições interessadas em fomentar prática do boccia sénior entre os seus utentes e nas suas dependências podem contactar a Bocciateca (através do mail desporto@apc-coimbra.pt)  para o empréstimo de equipamentos desportivos e materiais relacionados com a modalidade, bem como outro tipo de apoio/formação que possa ser necessário.

 

Quais são os benefícios do boccia para a população sénior?

O boccia sénior, sendo uma modalidade desportiva adaptada e simples de aptender, apresenta grandes benefícios para os seus praticantes, nomeadamente:
– manutenção de um estilo de vida ativo;
– manutenção da capacidade funcional e autonomia física durante o processo de envelhecimento
– melhoria da mobilidade articular, da força muscular e da motricidade fina;
– aumento da capacidade de concentração, do equilíbrio e da coordenação motora a nível óculo-manual;
– aumento da sensação de bem-estar e auto-estima, através da promoção de uma competição saudável;
– combate do isolamento e de inícios de depressão;
– desenvolvimento da capacidade intelectual.

 

E o que é o boccia?

O boccia é uma modalidade mista, que tem na sua origem um jogo da antiga Grécia, que progrediu no Império Romano e que veio a dar origem a uma vasta gama de jogos, dos quais se destacam o bowling e a petanca. Disponível desde o lazer e a recreação até ao mais alto nível de competição, foi introduzido em Portugal em 1983. O objetivo do jogo é colocar o maior número possível de bolas (azuis ou vermelhas) perto da bola alvo (branca).

O boccia sénior pode ser praticado por duas equipas de três jogadores (jogando-se, nesse caso, seis parciais) ou por dois jogadores individuais (quatro parciais).

Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.