fbpx

CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente

O CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente da APCC pretende garantir condições de acesso ao pleno desenvolvimento da autonomia e do exercício da cidadania, bem como à participação cívica e política.

É responsável, no âmbito do desenvolvimento do projeto-piloto nacional do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), pela disponibilização de assistência pessoal a pessoas com deficiência ou incapacidade para a realização de atividades de vida diária e de mediação em contextos diversos que, em razão das limitações decorrentes da sua interação com as condições do meio, estas não possam realizar por si próprias.

 

Como funciona o CAVI da APCC?

As pessoas que pretendam candidatar-se a assistência pessoal, e estejam em condições de dela beneficiar, podem contactar o CAVI da APCC através do e-mail cavi@apc-coimbra.pt ou do telefone 239 792 120.

Depois de analisado cada caso em específico (no sentido de perceber as necessidades concretas e o seu enquadramento na filosofia do projeto do MAVI) e as possibilidades de apoio, é determinado se existem condições para proceder à seleção de um assistente pessoal, que poderá prestar serviços até um limite de 40 horas por semana.

 

O que é a assistência pessoal?

A assistência pessoal é um serviço especializado de apoio à vida independente, através do qual é disponibilizado apoio à pessoa com deficiência ou incapacidade. Cabe à própria pessoa, ou a quem a represente legalmente, a solicitação de assistência pessoal, através da manifestação formal de interesse junto de um CAVI da sua zona de residência.

A assistência pessoal poderá ser disponibilizada em diversas áreas:
– apoio nos domínios da higiene, alimentação, manutenção da saúde e de cuidados pessoais;
– apoio em gestão doméstica;
– apoio em deslocações;
– mediação da comunicação;
– apoio em contexto laboral;
– apoio à frequência de formação profissional;
– apoio à frequência de ensino superior e de investigação;
– apoio ao acesso à cultura, lazer e desporto;
– apoio na procura ativa de emprego;
– apoio à criação e desenvolvimento de redes sociais de apoio;
– apoio à participação e cidadania;
– apoio à tomada de decisão, incluindo a recolha e interpretação de informação necessária à mesma.

Mais informação, bem como as condições para ser destinatário de assistência pessoal, pode ser consultada em www.inr.pt/assistencia-pessoal.

 

O que é o Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI)?

O projeto-piloto do MAVI, aprovado pelo Decreto-Lei nº 129/2017, visa contribuir para a efetivação do direito, das pessoas com deficiência ou incapacidade, a viverem de forma independente.

A instituição deste programa representa uma mudança de paradigma nas políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência, uma vez que procura inverter a tendência da institucionalização e da dependência familiar.

Este Modelo materializa-se através da criação de Centros de Apoio à Vida Independente, que são as estruturas responsáveis pela disponibilização de assistência pessoal às pessoas com deficiência.

Pode saber mais em www.inr.pt/vida-independente.

 

Testemunhos

Alguns dos utentes e assistentes pessoas que integram o CAVI da APCC estão a ser acompanhados por uma equipa de produção, com o objetivo de ter a sua experiência retratada num documentário.

Pode ver desde já sete pequenos vídeos – protagonizados pelos beneficiários Catarina Branquinho, Catarina Vitorino, Isabel Paiva Marques, João Marques, Rita Bulhosa, Rui Bernardino e Teresa Vendeiro e pelos assistentes pessoais Ana Quaresma, Bruno Canelas, Diana Amado, Luís Santos e Rita Castro – que dão a conhecer algum do trabalho que está a ser realizado.

 

Estudo de impacto

Pode consultar/descarregar aqui o Relatório Final do Estudo de Impacto do CAVI da APCC, realizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.