fbpx

Notícias

O râguebi foi ao Lar Integrado e este é só o início do ‘regresso’ da modalidade à APCC

É quase tudo diferente da forma como decorriam estas sessões até há cerca de um ano: o local é outro, o campo de jogo nem sequer existe, o distanciamento físico é uma nova regra e o cansaço chega muito mais cedo do que antes acontecia… Mas há coisas que permanecem exatamente iguais, porque ninguém desiste sem tentar e a alegria nunca dá sinal de fadiga! Estamos a falar dos treinos de râguebi na APCC, que ontem recomeçaram no Lar Integrado, com alguns membros da equipa e uns quantos ‘reforços’ que também ali residem.

No comando das operações esteve João Costa, fisioterapeuta na instituição e coordenador da modalidade, também naturalmente entusiasmado por poder voltar a partilhar estes momentos especiais. No fundo, foi mais uma prova de que, quando se afirma que o companheirismo e a abnegação são alguns dos valores associados ao râguebi que inspiram a sua dinamização na APCC, se está mesmo a retratar esta realidade de forma fiel.

Com e...

Ler mais

Saiba como fazer a consignação do IRS à APCC antes mesmo da entrega da declaração

A atribuição de parte do seu IRS é uma das formas que tem disponíveis, há já vários anos, para ajudar a APCC. E, apesar de a entrega da declaração daquele imposto só arrancar no dia 1 de abril, é já possível tomar essa decisão e fazer essa escolha, neste momento em que se torna ainda mais importante apoiar o trabalho da Associação. É muito fácil: para nos atribuir desde já 0,5%o do seu IRS – sem quaisquer custos ou implicações no cálculo do montante do seu reembolso – só precisa de aceder ao Portal das Finanças e seguir os passos indicados abaixo.

Caso opte por antecipar a consignação, garante que ela será feita independentemente de optar pela entrega da declaração de rendimentos Modelo 3 ou pelo IRS Automático. Desta forma, quando chegar a época declarativa, apenas tem de confirmar a sua opção. A indicação da APCC como entidade a consignar é válida também caso opte por doar-nos os 15% do imposto suportado em faturas relativas a reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração, cabeleireiros e institutos de beleza, veterinários e passes mensais de transportes públicos. Neste caso, estará a prescindir desse valor a favor da APCC.

Ler mais

APCC vai estar em feira online de voluntariado dos estudantes de Física (participem e coloquem-nos perguntas!)

No dia 25 de fevereiro, várias instituições de solidariedade social vão ter um ponto de encontro (virtual) para se apresentarem e responder a questões, na III Feira de Voluntariado do Núcleo de Estudantes do Departamento de Física… e a APCC vai lá estar! A iniciativa online – que decorrerá através da plataforma Zoom – terá início às 18H00, estando a intervenção da Associação prevista para as 18H35.

Esta será uma oportunidade para falar, em particular, do programa “Cultura às 14”, através do qual o Gabinete de Voluntariado desafia pessoas que já disponibilizam o seu tempo à instituição, ou outras que o queiram passar a fazer a partir de agora, a gravar pequenos vídeos de índole cultural (nos campos da literatura, música, desporto, teatro ou literatura infantil), para serem depois partilhados com os utentes e através das redes sociais.

Se es...

Ler mais

A voluntária Mariana Keating está quase a regressar da Grécia, mas trará para contar uma experiência inesquecível

Termina esta semana a experiência da nossa voluntária Mariana Keating em Janina, na Grécia, junto do Centro de Juventude do Epiro. Desde o final do ano passado que esta jovem portuguesa tem vindo a colaborar no planeamento de atividades de educação não-formais com jovens e adolescentes – menores não acompanhados requerentes de asilo – do centro de acolhimento Agios Athanasios.

Tem sido uma viagem emocionante, marcada pela paixão pelas artes e pela expressão pessoal, em que a Mariana e a sua colega voluntária espanhola Marta Alonso guiaram os jovens usando como instrumentos a música, a intuição e o pensamento sem julgamento, sempre num clima de imersão e alegria. Desta abordagem, e do desafio para criar os seus próprios selos e fazer recortes da natureza e figuras humanas, combinando-os à sua vontade, resultaram composições lindas e inesperadas, que agora partilhamos para marcar este fim de percurso.

Ler mais

Casa | Museu: um desafio da Sala do Teatro da APCC, diretamente para as casas de todos!

Em 2020, inaugurámos na Sala do Teatro da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra o “Museu de Nós”: criámos uma coleção de histórias, que contámos e guardámos nas portas de um lugar muito especial. Foi uma experiência tão importante que a decidimos multiplicar, repetir e espalhar, propondo a criação de museus em todos os espaços habitados.

Assim nascerá a Casa | Museu: um abrigo, um lar, uma habitação… e uma coleção de objetos e não objetos! É um convite dirigido aos utentes da APCC que frequentam a Sala do Teatro, mas aberto a todos os outros e também a qualquer pessoa que queira participar: Criem um museu em vossa casa!

Primeiro, decidam sobre...

Ler mais