fbpx

Notícias

Disse-se arigatô (obrigado) ao guia, pois claro, porque a ‘viagem’ dos utentes da APCC ao Japão foi mesmo incrível!

A ‘viagem’ que alguns utentes do CACI – Centro Atividades e Capacitação têm vindo a fazer pelos países dos atuais voluntários europeus da APCC – e que já passou por França e Áustria e há-de ainda ir à Turquia – teve esta semana um pequeno desvio… bem, não tão pequeno quanto isso, porque o destino foi o Japão! E teve também um guia especial: Kimihiko Kohno, um jovem japonês a viver em Coimbra e que estabeleceu amizade com o Ali Yildirimçakar, a Ida Vogel e a Lucie Jovilet, que tiveram a ideia desta atividade.

Numa apresentação que deu a conhecer aquela que é conhecida como a terra do sol nascente, falou-se sobre a história e a atualidade, as tradições, a língua ou a gastronomia. Mas também sobre a ligação entre o Portugal e o Japão – onde os navegadores dos Descobrimentos chegaram em 1543 – e as muitas ligações entre ambos, que se estendem às palavras de origem portuguesa ‘adotadas’ no vocabulário japonês ou à tempura, um prato tradicional da culinária japonesa que teve origem em Portugal, entre muitos outros exemplos.

E ain...

Ler mais

APCC no Troféu das Fogaceiras de natação adaptada: mais recordes pessoais e uma oportunidade aproveitada

O Troféu das Fogaceiras é uma das mais importantes datas do calendário nacional da natação adaptada e onde a APCC tem um já longo histórico de participações (e bons resultados). E no passado fim de semana, foram acrescentadas mais algumas linhas à cronologia da Associação nesse certame, com a Bárbara Gomes, a Carolina Lourenço, o Joel Pereira, a Matilde Gaspar e o Ruben Santos a marcarem de novo presença em Santa Maria da Feira.

Naquela que foi a primeira competição em piscina curta desta época, os nadadores da APCC bateram mais três recordes pessoais – elevando o total da temporada 2022/2023 até ao momento para 17 – e ainda aproveitaram uma rara oportunidade para participar em estafetas mistas, com os 4×50 metros estilos e os 4×50 metros livres a fazerem, dessa forma, parte de um total de 20 provas disputadas.

O VIII Tr...

Ler mais

António Castanheira, Nelson Pires, Ricardo Rebola e Sara Barros: estes quatro artistas foram à Escola Quinta das Flores falar do seu trabalho (e da APCC)

Quatro dos artistas que desenvolvem a sua atividade criativa na APCC – no âmbito da atividade do Departamento de Artes Plásticas – estiveram ontem na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores para falar sobre o seu percurso e apresentar os respetivos projetos e identidades artísticas. Na iniciativa, promovida por aquele estabelecimento de ensino no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, António Castanheira, Nelson Pires, Ricardo Rebola e Sara Barros puderam ainda trocar ideias e responder a perguntas de um conjunto de alunos.

A ocasião, em que participou também a professora de artes plásticas Suzete Azevedo, serviu para desconstruir conceitos como o de terapia pela arte, passar em revista um pouco da história da arte e, paralelamente, da própria história da deficiência, mas também para levar a audiência a refletir sobre como as artes desempenha um papel única para desmontar preconceitos.

Ler mais

Subir à Torre Eiffel para ver o Oktoberfest? Duas voluntárias europeias da APCC mostraram como fazê-lo

Foi uma tarde verdadeiramente intercultural: a Lucie Jovilet subiu à Torre Eiffel para provar uns deliciosos croissants, enquanto a Ida Vogel se debruçou sobre o Muro de Berlim para vislumbrar o Oktoberfest… Sabemos que isto pode não fazer sentido, mas estamos apenas a usar de liberdade poética para explicar que aquelas duas voluntárias europeias prepararam uma apresentação que permitiu aos utentes da Sala do Teatro da APCC ficar a conhecer os seus países!

Primeiro, a Lucie falou sobre França e muitos dos seus símbolos e heranças para o mundo: o hino “A Marselhesa”, a Revolução Francesa ou o Louvre, mas também os vinhos e a gastronomia, os heróis gauleses Astérix e Obélix e até o foguetão Ariane ou o TGV. E estes são só alguns exemplos do muito que se falou e aprendeu… E aprendeu mesmo, porque não houve resposta do quis final que tenha ficado sem resposta!

Depois, foi...

Ler mais

Novos órgãos sociais da APCC tomaram posse com mensagem de união e motivação

Os órgãos sociais da APCC para o quadriénio de 2023 a 2026 tomaram posse ontem, numa cerimónia que teve lugar na sede da Associação e em que fizeram questão de marcar presença diversos associados. Assim, perante uma sala cheia, assinaram a respetiva ata os novos membros da Assembleia Geral, Direção, Conselho Fiscal e Comissão Jurisdicional.

Na ocasião, que marcou a passagem de testemunho de Fernando Filipe de Oliveira, que liderou a instituição nos últimos quatro anos, para Carlos Condesso, o novo presidente da Direção deixou uma palavra de confiança e de motivação para o trabalho que se seguirá. «É hora de arregaçar as mangas e ser mais um a juntar-me aos que já tanto fizeram pela Associação», afirmou, convocando depois cada um para fazer também parte do esforço conjunto em prol dos utentes: «De todos se faz a APCC!»

Ler mais