fbpx

Notícias

Formação Profissional rima com Choupal: a história de um peddy-paper que teve de ter uma ‘segunda edição’

Já demos conta de que, entre todas as atividades que não deixaram de ser realizadas no contexto da Formação Profissional da APCC durante o mês de agosto, esteve um peddy-paper na Mata Nacional do Choupal. O que temos para acrescentar agora é que essa iniciativa, a pedido de muitos, teve agora de ser replicada, de forma a envolver também os grupos de formação que não haviam podido participar, por se encontrarem em férias ou em Formação Prática em Contexto de Trabalho.

E assim, no final da passada semana, o ponto de encontro foi o mesmo, a vontade de contactar com a natureza também, bem como o desejo de reforçar laços (incluindo com os elementos da equipa técnico-pedagógica), mas os protagonistas mudaram. Igualmente semelhante foi a satisfação de todos os envolvidos pela oportunidade de escapar da rotina, sem deixar de ir ao encontro de vários dos objetivos do trajeto formativo que estão a realizar.

Ler mais

Se em Roma, sê romano, em Aveiro… ou como foi deliciosamente interessante a saída que juntou utentes do CAARPD e seus familiares

Ir a Aveiro e não andar de moliceiro é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa… e o que dizer se alguém visitasse a ‘Veneza portuguesa’ e não provasse os famosos ovos moles?… Foi por isso que um grupo de utentes do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, acompanhados por familiares e por técnicos da APCC, não falhou nenhum destes ex-libris, numa visita que teve lugar no final da passada semana.

Para começar, nada melhor do que um cruzeiro de moliceiro (o barco típico da região, que era usado na apanha do moliço) pelos canais da ria, que permitiu também observar o património natural e a arquitetura de arte nova que se mistura com edifícios modernos. Depois, para delícia de todos, puderam participar no workshop da Fábrica dos Ovos Molles: há quem diga que é a experiência mais doce do universo e é difícil discordar…

Esta iniciativa, ...

Ler mais

Os heróis da televisão viraram de carne e osso (e poliéster…) para conhecer os mais jovens residentes da APCC!

O Mickey, a Minnie, o Olaf, o Chase, a Skye, o Sonic e mais alguns super-heróis encontraram-se ontem com outro tipo de heróis: o Duarte, o Paulo, o Bruno, o Maclovin e demais amigos do Lar de Apoio e do Lar Integrado da APCC! Foi na Mealhada, no (palco do) Cineteatro Messias, numa apresentação de “O Maior Show Infantil”, um espetáculo que juntou algumas das mais conhecidas personagens do mundo infantil com muita emoção e magia.

Para os mais jovens residentes da Associação, foram inúmeros os pontos altos, tantos que nem dá para escolher aquele de que mais gostaram – embora a emoção de partilhar alguns momentos com os protagonistas no final tenha feito as delícias de todos. Foi ainda melhor do que vê-los a todos na televisão, o que é dizer muito sobre as sensações experimentadas neste dia (e, aqui entre nós, até os graúdos adoraram).

Ler mais

Já demos as (primeiras) boas-vindas ao Ali, à Ida e à Lucie, os novos voluntários europeus da APCC!

A Ida e a Lucie já aterraram em Portugal há cerca de três semanas, o Ali chegou mais recentemente, mas esta é a semana em que estes três jovens – vindos, respetivamente, da Alemanha, França e Turquia – começarão a conhecer melhor a APCC, os seus colaboradores, utentes e outros voluntários. Esta semana, estarão pelo Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e, na próxima, será a vez da Quinta da Conraria (e, mais tarde, das unidades residenciais).

Ontem, além dos primeiros contactos com alguns serviços e respostas, que se prolongarão até sexta-feira, tiveram direito a uma receção de boas-vindas no Centro, aproveitando um hábito ‘profissional’ bem português: o café depois de almoço. Foi uma oportunidade, sobretudo, para se darem a conhecer, às suas origens e aos seus planos para os próximos meses.

Ler mais

Inclusão sociolaboral em Portugal e França esteve em análise em conferência organizada pela APCC

A troca de experiências e de informações sobre boas práticas e as diferenças, nomeadamente a nível de enquadramento legislativo e político, entre Portugal e França foi a nota dominante da Conferência Internacional “Profissionais pela Inclusão Sociolaboral”, que a APCC organizou no passado dia 16 de setembro, no Centro de Formação de Almalaguês. A iniciativa decorreu no âmbito da participação da Associação num grupo de trabalho sobre esta temática promovido pela A3S, uma entidade sem fins lucrativos de investigação e desenvolvimento.

O trabalho levado a cabo pelas equipas da Formação Profissional e do Centro de Recursos Local da APCC, que motivou o desejo dos parceiros envolvidos em conhecer a instituição, foi um dos temas abordados neste encontro, mas houve também espaço para conhecer um projeto francês de desenvolvimento de competências junto de pessoas adultas com baixas qualificações ou em situação de analfabetismo.

Ler mais