fbpx

Utentes e técnicos da APCC em formação-piloto de projeto europeu para o empoderamento de jovens com deficiência

O projeto europeu Moonwalk, desenvolvido pela APCC com parceiros da Hungria e Itália e que visa promover o empoderamento de jovens com deficiência, iniciou esta semana uma formação-piloto – com a participação de quatro técnicos e 10 utentes – em que serão abordados temas como a evolução histórica do conceito de deficiência, questões sociais, educação, acessibilidades, ajudas técnicas, formação, empregabilidade, vida independente, comunicação, arte e cultura.

Esta formação, que decorrerá até julho, é uma das atividades a desenvolver no âmbito do projeto no sentido de desenvolver uma metodologia sobre empoderamento, com base em métodos não formais de aprendizagem, procurando identificar e compreender os problemas, as práticas e estratégias individuais que os jovens utilizam, de forma a promover a sua autonomia e participação nos diversos contextos de vida.

Assim, está prevista a realização de pesquisas envolvendo 360 pessoas em Portugal, Itália e Hungria, para identificar as características do público-alvo, bem como a divulgação a nível europeu dos resultados. Desta forma, será ainda possível ajudar a melhorar o trabalho de instituições e profissionais que trabalham com jovens com deficiência.

São parceiros no projeto “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities” a APCC, a EgyüttHató Egyesület (Hungria) e a Associazione Uniamoci Onlus (Itália). Iniciado em maio de 2020 e com final previsto para dezembro de 2021, este projeto é cofinanciado pelo programa Erasmus +.

É igualmente através daquele programa europeu que são ou foram promovidos projetos como o “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders”, “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All” ou o “SIM – Social Inclusion Marketing”, entre outros. Pode saber mais sobre os projetos desenvolvidos na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.