fbpx

No Lar Integrado, o caminho faz-se caminhando e o retomar da normalidade também

No Lar Integrado da APCC, depois de muitos meses em que foi necessário, para a proteção de todos, mudar tanta coisa – suspendendo temporariamente saídas, estreando uma cabine para falar com os familiares ou fazendo mais telefonemas e videochamadas do que nunca – já se sente há algum tempo a brisa de uma certa (nova) normalidade. Os pequenos passeios e as caminhadas, por exemplo, voltaram a fazer parte do quotidiano, mas não pensem que estamos simplesmente a falar de andar de um ponto A para um ponto B…

É que no comando da atividade está a coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto, Anabela Marto, que juntou um grupo de residentes naquela unidade residencial para aquilo que se podem classificar como treinos preliminares… Para quê? Não podemos ainda dizer, mas o que podemos garantir é que tem sabido muito bem a todos este retomar do exercício físico, ainda por cima muitas vezes em contacto próximo com a natureza!

Juntando a vontade de regressar aos espaços abertos, a alegria por recuperar progressivamente a liberdade e o entusiasmo por quebrar os isolamentos do último ano, estes têm sido momentos com tanta importância para a saúde física dos utentes envolvidos, como para a sua saúde mental e equilíbrio emocional. De tal forma, que mesmo depois de uma caminhada de três quilómetros (como foi o caso da mais recente, no Choupal), ninguém se declara cansado!

O Lar Integrado Dr. José Mendes Barros é uma resposta da APCC para as famílias cujos membros, devido ao avançar da idade, não conseguem já prestar os cuidados necessários aos seus filhos com deficiência ou incapacidade. É uma das três unidades residenciais da instituição, juntamente com o Lar de Apoio e o Lar Residencial. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.