fbpx

A Bárbara, a Carolina e a Matilde representaram a APCC no Nacional de Natação Adaptada e não faltam boas notícias para dar!

Foi uma época cheia de contingências e, também por isso, repleta de provas de superação para a equipa de natação da APCC. E isso fez com que tenham sido ainda mais especiais os ótimos resultados atingidos pela Bárbara Gomes, a Carolina Lourenço e a Matilde Gaspar no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada, no passado fim de semana! É difícil fazer um sumário de todas as conquistas, por isso, o próximo parágrafo vai ser dedicado exclusivamente enumera-las…

A Bárbara bateu dois recordes pessoais e sagrou-se campeã nacional nos 200 metros estilos e vice-campeã nos 200 bruços e 100 livres, além de ter conquistado o bronze nos 400 livres. A Carolina conseguiu um novo recorde pessoal, alcançou o estatuto de vice-campeã nos 100 bruços e chegou ainda à medalha de bronze nos 50 livres, 50 bruços e 100 livres. A Matilde Gaspar estabeleceu um novo recorde nacional nos 200 bruços (que já lhe pertencia) e melhorou as suas marcas pessoais em outras três provas, tendo ainda conquistado os títulos de campeã absoluta nos 200 livres, 200 bruços e 100 livres, vice-campeã absoluta nos 50 bruços e campeã de esperanças naquelas quatro distâncias.

A tudo isto, que já seria bastante, é preciso somar mais um pódio, com o terceiro lugar por equipas na competição feminina! Foi uma forma incrível de encerrar uma época desportiva em que, apesar de só ter sido possível disputar quatro competições, dadas as limitações impostas pela pandemia, as nadadoras da APCC conseguiram bater as suas marcas pessoais por 23 vezes! Estão, naturalmente, de parabéns, bem como todos os outros nadadores da Associação que, mesmo sem vertente competitiva, não deixaram de se empenhar ao máximo nos treinos!

O Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada foi disputado no Porto, nos dias 26 e 27 de junho. No Complexo de Piscinas de Campanhã, marcaram presença 108 atletas (79 masculinos e 29 femininos), em representação de 28 clubes e instituições. A organização foi da Federação Portuguesa de Natação, com o apoio da Associação de Natação do Norte de Portugal, da Câmara Municipal do Porto e do FC Porto.

A natação é um dos desportos desenvolvidas no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.