fbpx

Mais de um ano depois, a (nova) pista do Estádio Cidade de Coimbra voltou a ser palco de um treino de tricicleta da APCC!

É difícil descrever todo o entusiasmo sentido pelos dois triciclistas da APCC – António Sequeira e Sandra Semedo – que ontem pisaram pela primeira vez a ‘nova’ pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra. Porque, entre os constrangimentos causados pela pandemia e as obras de reabilitação daquela infraestrutura desportiva, havia já passado mais de um ano desde o seu último treino de tricicleta!

Foram meses em que foi necessária muita resiliência, entrega e capacidade de adaptação, de atletas como de técnicos, para procurar que os índices físicos não fossem demasiado afetados pela falta de treino específico e para que a motivação não esmorecesse. Não vamos dizer que tudo correu como se não tivéssemos passado por este interregno, mas podemos garantir que o esforço dos últimos tempos permitiu viver esta ocasião especial com grande otimismo!

Não faltou, por isso, a alegria quando as rodas das tricicletas da APCC ‘experimentaram’ finalmente a reabilitada Pista Municipal de Atletismo de Coimbra e quando o António e a Sandra voltaram a poder ‘tomar o pulso’ aos seus veículos, começando assim a vislumbrar o regresso de alguma normalidade. E nem o calor intenso levou os nossos atletas a recusar fazer mais uma volta – aliás, a sensação no final do treino era a de que ainda estariam na pista neste momento, se isso fosse possível.

As condições agora disponibilizadas, acrescente-se, são de topo: um excelente piso de tartan, sem irregularidades e até com uma tecnologia pioneira em Portugal, que permite a medição das performances dos atletas através de sensores ou via smartphones. A pista está agora certificada para acolher competições regionais, nacionais e internacionais e treinos de alto rendimento.

A tricicleta é uma disciplina desportiva em que os atletas correm com os pés, num equipamento com três rodas e três apoios. É dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Na APCC, começou a ser praticada há cerca de duas décadas, tendo sido retomada nos últimos anos. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.