fbpx

Utentes do Lar Integrado foram à conquista da Serra e chegaram ao topo como vencedores (por muitas razões!)

Se fizermos uma lista do que faz bem à saúde, é muito provável que lá encontremos coisas como a prática de exercício físico, o contacto com a natureza e até a confraternização entre amigos. Pois bem, houve tudo isso no final da semana passada, quando o Duarte Mendes, o Marco Pinheiro, a Raquel Semedo e a Sandra Marques se lançaram à conquista da serra e foram do Castelo da Lousã até ao Talasnal, numa caminhada de um pouco mais de dois quilómetros que os deixou inevitavelmente cansados, mas também imensamente felizes.

Ao longo do percurso pelo meio da floresta – subindo em torno da Capela do Sr. dos Aflitos, descendo ao longo da Ribeira de São João, passando pela Central Hidroelétrica da Ermida e cruzando a Ribeira de São João, até iniciar a íngreme e ziguezagueante subida final ligeiramente facilitada por pequenos ‘degraus’ de xisto – todos seguiram no seu ritmo, hidratando-se frequentemente, como o calor obrigava, e parando sempre que o cansaço o pedia ou a beleza da paisagem o tornava inevitável.

E apesar da exigência física, não faltou ainda vontade de contar algumas anedotas, conversar sobre os programas de televisão preferidos ou fantasiar sobre que animais poderiam estar escondidos na vegetação – de quase tudo se imaginou, de tigres a ursos ou leões. E para que isto fosse possível sem faltar o fôlego, foram certamente decisivas as caminhadas de preparação que envolveram estes mesmos residentes do Lar Integrado da APCC: sob a supervisão de Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto, percorreram nos últimos meses diferentes percursos na cidade de Coimbra.

Este projeto, apropriadamente denominado “À conquista da Serra”, foi desenvolvido com o objetivo de quebrar hábitos adquiridos durante os períodos de menor atividade física e maior isolamento a que a pandemia obrigou, proporcionando um desconfinamento em segurança e o retomar de comportamentos saudáveis, com reflexos na saúde física, na saúde mental e no equilíbrio emocional dos utentes envolvidos.

O Lar Integrado Dr. José Mendes Barros é uma resposta da APCC para as famílias cujos membros, devido ao avançar da idade, não conseguem já prestar os cuidados necessários aos seus filhos com deficiência ou incapacidade. É uma das três unidades residenciais da instituição, juntamente com o Lar de Apoio e o Lar Residencial. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.