fbpx

Moonwalk: projeto para o empoderamento de jovens com deficiência teve workshop na Hungria e prossegue com formação

Três profissionais da APCC fizeram recentemente parte de um grupo de 13 participantes num workshop no âmbito do projeto europeu Moonwalk, que decorreu em Budapeste, na Hungria. No centro das discussões levadas a cabo nesta ocasião estiveram as conclusões de uma pesquisa envolvendo cerca de 300 pessoas em Portugal, Itália e Hungria, que teve como objetivo identificar características comuns entre jovens com deficiência daqueles países.

Em análise esteve ainda a preparação de um manual metodológico sobre empoderamento, que será concluído até ao final do projeto, com base em métodos não formais de aprendizagem. O trabalho a realizar neste contexto será no sentido de permitir identificar e compreender os problemas, as práticas e estratégias individuais que os jovens utilizam, de forma a promover a sua autonomia e participação nos diversos contextos de vida.

Entretanto, prosseguiram as sessões da formação-piloto do Moonwalk, envolvendo técnicos e utentes da APCC, e em que têm vindo a ser abordados temas como a evolução histórica do conceito de deficiência, questões sociais, educação, acessibilidades, ajudas técnicas, formação, empregabilidade, vida independente, comunicação, arte e cultura. Também esta formação – que prosseguirá até setembro – será relevante para a definição da metodologia sobre empoderamento a ser desenvolvida no âmbito do projeto.

O projeto “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities” visa promover o empoderamento de jovens com deficiência, bem como ajudar a melhorar o trabalho de instituições e profissionais que trabalham com este público, e tem como parceiros a APCC, a EgyüttHató Egyesület (Hungria) e a Associazione Uniamoci Onlus (Itália).

É um dos vários projetos desenvolvidos na APCC com apoio do programa Erasmus+, como é o caso também do “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, do “SIM – Social Inclusion Marketing” ou do “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, entre outros. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.