fbpx

Fisioterapeutas da APCC tiveram formação prática sobre tricicleta, no âmbito do projeto europeu “RunFree”

Há já vários anos que a tricicleta é uma das disciplinas desenvolvidas no âmbito das atividades do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, pelo que também para os profissionais de fisioterapia da instituição ela não constitui uma novidade. Mas todas as oportunidades são boas para aprofundar conhecimentos, pelo que foi muito bem recebida a iniciativa de realizar uma sessão interna de formação prática, dirigida em particular àqueles técnicos, que decorreu no início desta semana.

Ainda por cima, a formadora foi a atual selecionadora nacional de tricicleta, além de treinadora da Associação, Ana Nunes, que demonstrou não só alguns aspetos mais diretamente relacionados com a prática da disciplina, bem como as possibilidades – sobretudo, ao nível da qualidade de vida – que ela abre em particular a crianças. E claro que houve ainda oportunidade para experimentar verdadeiramente a liberdade de movimento que a tricicleta proporciona!…

Esta sessão complementou uma outra formação, em formato webinar, realizada no passado mês de julho, envolvendo também as áreas do desporto e da fisioterapia da Associação, tendo ambas sido realizadas perspetivando a identificação de futuros praticantes de tricicleta. Será também nesse sentido que, já em outubro, decorrerá um Dia Aberto dirigido a crianças e jovens, bem como às suas famílias.

Todas estas iniciativas fazem parte das ações do projeto europeu “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, que pretende projetar a tricicleta como um dos desportos ou atividades recreativas com mais praticantes em todo o mundo. Reunindo como parceiros a APCC, a CPISRA – Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association, a SPIN Sport Innovation (Alemanha), a Parasport Danmark (Dinamarca) e a Universidade Queen Margaret (Escócia), tem entre os seus objetivos contribuir para divulgar a disciplina em todas as regiões do mundo, promover a sua prática a partir da infância ou proporcionar oportunidades competitivas de nível internacional.

A tricicleta é uma disciplina desportiva em que os atletas correm com os pés, num equipamento com três rodas e três apoios. É dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Na APCC, começou a ser praticada há cerca de duas décadas, tendo sido retomada nos últimos anos.

O projeto “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All” é um dos vários desenvolvidos na APCC com apoio do programa Erasmus+, como é o caso também do “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities”, do “SIM – Social Inclusion Marketing” ou do “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, entre outros. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.