fbpx

A primeira vez a ‘voar’: APCC e projeto “RunFree” proporcionaram estreia na tricicleta a uma dezena de crianças

Cerca de dez crianças e jovens entre os 4 e os 13 anos, utentes de várias respostas da APCC, experimentaram pela primeira vez, no último sábado, as sensações de correr numa tricicleta, durante o evento “Corro com Asas nos Pés”, que teve lugar na pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra. E, apesar da inexperiência dos participantes, a única coisa difícil foi mesmo ter de ir embora!… O entusiasmo foi tal, que até alguns dos familiares presentes – bem como as nossas voluntárias europeias – não perderam a oportunidade de fazer umas corridas!

A verdade é que ninguém conseguiu ficar parado e, fazendo jus ao nome do encontro, não faltou quem ‘voasse’ com a liberdade proporcionada pela tricicleta – que é o nome do veículo, mas também de uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé.

Mas aquilo que todos puderam perceber sem margem para dúvidas é que, além dos benefícios a nível motor, psicológico e social, é também uma atividade desportiva muito divertida, em particular para os mais pequenos. Não faltaram, por isso, enormes sorrisos de felicidade e diversas e entusiásticas manifestações de vontade de dar seguimento a esta experiência – aliás, identificar potenciais novos atletas era outros dos objetivos do evento.

E por isso, foi uma manhã de muitas partilhas, para os mais pequenos e suas famílias, mas também para os dois triciclistas da APCC que marcaram presença, António Sequeira e Sandra Semedo, que, tendo já participado em diversas competições nacionais e internacionais, puderam agora dar o seu contributo para assegurar o futuro da modalidade. E não podemos esquecer os profissionais de diferentes áreas na APCC (em particular do Departamento de Educação Física e Desporto, entre os quais a atual selecionadora nacional da disciplina, Ana Nunes), que asseguraram o acompanhamento técnico.

“Corro com Asas nos Pés” foi organizado pela APCC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da Federação Portuguesa de Atletismo, da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e da Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND). Decorreu no âmbito do projeto “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, que pretende projetar a tricicleta como um dos desportos ou atividades recreativas com mais praticantes em todo o mundo e que reúne como parceiros a APCC, a CPISRA – Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association, a SPIN Sport Innovation (Alemanha), a Parasport Danmark (Dinamarca) e a Universidade Queen Margaret (Escócia).

É um dos vários projetos desenvolvidos na APCC com apoio do programa Erasmus+, como é o caso também do “SIM – Social Inclusion Marketing”, do “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities” ou do “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, entre outros. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.