fbpx

Há uma viagem-espetáculo a ser criada em Coimbra e a APCC faz parte dela

Nascido da iniciativa do coletivo Há Baixa, “Imenso” é uma viagem-espetáculo, a estrear em abril de 2022, em Coimbra, que toma a cadeira de rodas e a cadeira como objetos simbólicos para desenvolver a atenção sobre quem não pode sair de uma cadeira e quem a usa como lugar do dizer artístico. Convidada a APCC a aliar-se a esta produção, que pretende lembrar que a deficiência é também um lugar de poder, de desejo e de comunicação de uma condição que deve deixar a sua invisibilidade e indiferença, a resposta só podia ter sido positiva.

Assim, a instituição está representada no elenco do espetáculo, através de utentes de diferentes áreas no domínio das artes, nomeadamente música, teatro e artes plásticas. Os ensaios tiveram início no passado domingo, no Convento São Francisco, naquilo que foi o início de um processo de criação que decorrerá ao longo de vários meses, com sessões curtas previstas para os próximos meses de dezembro e janeiro, bem como uma outra mais longa, de uma semana, no mês da estreia.

Da ficha técnica de “Imenso”, que tem direção artística de Madalena Victorino e Pedro Salvador e cocriação e interpretação de Inês Melo e Beatriz Dias, constarão, portanto, os nomes de Fátima Pinho, Fausto Sousa, Jorge Maleiro (todos membros dos 5ª Punkada), André Oliveira, Andreia Matos, Liliana Ferreira, Márcio Ribeiro e Raquel Miranda. De referir ainda a participação nos ensaios do musicoterapeuta Paulo Jacob e de Adriana Campos e Mariana Nunes, encenadoras dos dois grupos de teatro da Associação, Projeto Estúdio e Sala T, respetivamente.

Colaboram ainda neste projeto – que vai buscar o seu nome ao verso de Camões, «Pode um desejo imenso» – jovens artistas do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC) e do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC).

A área artística constitui uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social, com atividades desenvolvidas nas áreas da música (nas vertentes da musicoterapia, educação musical e expressão musical), teatro (tanto através de dinâmicas no âmbito da expressão dramática, como de apresentações ao público) e artes plásticas (na pintura, escultura, multimédia e outros campos). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.