fbpx

Cem mãos para fazer uma deliciosa broa de milho: a história de uma tarde a brincar e a aprender na Quinta Pedagógica da APCC

Primeiro, foi preciso malhar as espigas de milho, o que todos fizeram com grande determinação. Depois, dedicaram-se a debulhar e à limpeza do carolo, passo em que se descobriram verdadeiras máquinas humanas. E, já com os grãos devidamente separados, usou-se o crivo para limpar o milho. Estava finalmente tudo pronto para ir ter com o moleiro no moinho.

Bem, como estamos a falar do ateliê ‘Do grão ao pão’ da Quinta Pedagógica da APCC – ontem, cerca de meia centena de crianças do ensino pré-escolar do Instituto Educativo de Lordemão tornaram-se o primeiro grupo a usufruir daquele espaço após o início da pandemia – o que se seguiu não envolveu gigantescas pás ao vento e enormes mós, mas permitiu perceber e experimentar todo o processo que nos leva o pão e a broa até à mesa.

Assim, de seguida, os pequenos visitantes ouviram contar como a moagem transforma o milho em farinha e puderam também observar alguns móveis – verdadeiros! – da casa do moleiro e brinquedos feitos com as folhas e outras sobras das espigas. E, finalmente, estava tudo pronto para… meter as mãos na massa! Juntou-se um pouco de farinha, alguma água, algum fermento e depois foi só amassar até todos os elementos estarem ligados. O ritmo foi encontrado com a ajuda de uma velha lengalenga (“Assim se amassa, assim se peneira, assim se dá volta ao pão na masseira”) e depois foi só mesmo meter no forno… e aguardar.

Enquanto esperavam, ainda houve tempo para jogar o Dominó dos Legumes e Leguminosas e brincar pelos espaços da Quinta Pedagógica, mas o melhor estava mesmo guardado para o fim: todos puderam provar a saborosa broa de milho, acabadinha de cozer, que tinha começado por ser, ao início da tarde, uma espiga.

A Quinta Pedagógica “O Caracol” desenvolve atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos como o campo, os animais ou as tradições rurais. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.