fbpx

A APCC esteve no encontro dos melhores da tricicleta nacional (em que também participaram as possíveis estrelas do futuro)

Já há muito tempo que não acontecia: grande parte dos melhores triciclistas portugueses estiveram juntos no passado sábado, para uma grande celebração do desporto adaptado, mas também da amizade e do companheirismo. O ponto de encontro foi a pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra e o pretexto foi mais uma edição do Encontro Nacional de Tricicleta e, como é evidente, a APCC não podia faltar!

O António Sequeira e a Sandra Semedo foram os dois atletas da Associação convocados para este evento, com objetivos não competitivos, tendo participado em todas as provas disputadas: o António correu os 100 e os 200 metros e a Sandra ainda juntou a estas distâncias também os 400. E, mesmo não tendo havido classificações, ambos colocaram todo o empenho nas respetivas prestações, tendo alcançado tempos que mostram que estão mesmo em forma!

Mas nem só dos triciclistas mais experimentados se fez a manhã: depois da realização da iniciativa “Corro com Asas nos Pés”, três semanas antes, em que cerca de dez crianças e jovens entre os 4 e os 13 anos experimentaram pela primeira vez a tricicleta, a oportunidade foi dada a mais um grupo de potenciais atletas. E enquanto os mais velhos matavam saudades do ambiente das provas, os mais novos descobriam as emoções desta disciplina, acompanhados pelos familiares e por grandes sorrisos de entusiasmo!

A segunda edição de “Corro com Asas nos Pés” decorreu, como a anterior, integrada no projeto “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, que pretende projetar a tricicleta como um dos desportos ou atividades recreativas com mais praticantes em todo o mundo e que reúne como parceiros a APCC, a CPISRA – Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association, a SPIN Sport Innovation (Alemanha), a Parasport Danmark (Dinamarca) e a Universidade Queen Margaret (Escócia).

O V Encontro Nacional de Tricicleta foi organizado pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto e fez parte do programa do Open Day / Encontro Inclusivo, também da responsabilidade daquela entidade, que incluiu ainda uma demonstração de polybat, uma modalidade alternativa ao ténis de mesa.

A tricicleta é uma disciplina em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. Trata-se de uma vertente do atletismo adaptado dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé.

Esta disciplina existe na APCC há quase duas décadas, mas desde 2013 que a sua prática foi retomada com mais empenho e entusiasmo, com ótimos resultados. Mais informação pode ser consultada em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.