fbpx

Um almoço a várias mãos e vários idiomas, preparado e partilhado pelas voluntárias europeias e utentes do CACI

Se tivesse sido um jogo de futebol, teria sido um Portugal vs. Resto da Europa, mas em que todos os golos marcados contariam para os dois lados, porque o único troféu em disputa teria sido a Taça da Amizade & Sabor. A equipa visitante apostaria todas as fichas numa dupla transalpina composta por lasanha de carne e lasanha vegetariana, enquanto os visitados depositariam as suas esperanças na capacidade finalizadora de umas bolachas de alecrim com cobertura de iogurte grego, coco e abóbora com mel.

Mas não se tratou de qualquer jogo, foi antes um almoço que partiu da iniciativa das voluntárias europeias da APCC e juntou a Roberta DeGiorgio, a Alice Lambert-Quénaon e a Antonia Tiepoldt – a ‘jogar fora’ – e os utentes da Sala do Redondo do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) – a ‘jogar em casa’. Foram muitas mãos a confecionar os pratos referidos, trocando tarefas e funções fluidamente, ao jeito de um verdadeiro ‘tiki-taka’ gastronómico, pelo que o resultado final foi mesmo uma goleada para os dois ‘lados’.

Mas o melhor de tudo talvez tenha vindo mesmo no ‘prolongamento’, quando todos se sentaram à mesa para, também juntos, partilharem uma refeição feita com tanta entreajuda e carinho. Foi o final perfeito para uma manhã em que a cozinha foi importante, mas ainda mais importante foi o forjar de relações – entre utentes, voluntários e colaboradores – que caracteriza o voluntariado na APCC.

A Roberta, a Alice, a Antonia e a Luise Göttlich vieram, respetivamente, de Itália, França, Áustria e Alemanha e estão em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, integrando o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090. Como elas, cerca de outros 60 jovens de diversos países já realizaram um período de voluntariado na APCC, inseridos no programa “Holding Hands With Other Abilities”. E ainda no âmbito do voluntariado internacional, também já mais de uma dezena de jovens portugueses fizeram o mesmo no estrangeiro.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.