fbpx

Muitos destaques individuais e um grande resultado coletivo… assim foi o Nacional de Natação Adaptada para a APCC

As provas anteriores já faziam antever a boa forma da Bárbara Gomes, da Carolina Lourenço, do Joel Pereira e da Matilde Gaspar, mas só quando se entra na água é que se podem ter certezas… e como os nadadores da APCC superaram as (altas) expetativas! Comecemos pelo destaque coletivo: na primeira competição de âmbito nacional da época, a equipa feminina teve uma prestação de excelência e sagrou-se vice-campeã de Portugal!

Depois, os destaques individuais, começando pelo novo recorde nacional da classe S21 estabelecido pela Matilde nos 200 metros bruços! Depois, muitos recordes pessoais: quatro para a Matilde, três para a Carolina, dois para a Bárbara e um para o Joel! E finalmente, as medalhas, num total de 15: foram dois títulos de campeã nacional e outros tantos de vice-campeã para a Matilde (a que juntou quatro de campeã na categoria de Esperanças), um título de campeã e um de vice-campeã, além de duas medalhas de bronze, para a Carolina e três títulos de vice-campeã para a Bárbara.

Foi uma forma incrível de ‘fechar’ a primeira metade da época, em que tem sido necessário ultrapassar os obstáculos causados – tantos nas competições, como nos próprios treinos – pelo facto de a ‘normalidade’ ainda estar longe de estar reposta. Mas em que os nadadores da APCC não têm deixado de dar provas sucessivas de superação, concretizadas num impressionante número de 31 recordes pessoais alcançados em apenas quatro provas.

O Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada decorreu nos dias 29 e 30 de janeiro, no Complexo de Piscinas de Campanhã, na cidade do Porto. Contou com a participação de 134 atletas (105 masculinos e 29 femininos), em representação de 33 clubes e instituições. A organização foi da Federação Portuguesa de Natação, com o apoio da Associação de Natação do Norte de Portugal, da Câmara Municipal do Porto e do Futebol Clube do Porto.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.