fbpx

Alice no País das Maravilhas… mas também a Antonia, a Luise e a Roberta e afinal é na Quinta Pedagógica da APCC

Agora que a Alice Lambert-Quénaon, a Antonia Tiepoldt, a Luise Göttlich e a Roberta DeGiorgio – as voluntárias europeias que estão connosco na APCC desde agosto do ano passado – estão quase a regressar aos seus países, há muitas coisas relacionadas com elas que temos a certeza de que nunca nos iremos esquecer… e também uma outra que, de forma muito evidente, nos fará recordá-las todos os dias.

É que, no espaço da Quinta Pedagógica “O Caracol”, existe agora um mural, inspirado no imaginário de “Alice no País das Maravilhas”, pintado pelas quatro e que dá um colorido diferente a uma zona já por si cheia de vida! Assim, enquanto se semeia e se planta (seja nas atividades da Quinta Pedagógica ou outras da instituição), mas também num qualquer passeio sempre agradável pelo espaço, torna-se também possível ‘viajar’…

Viajar até ao País das Maravilhas, pois claro, ouvindo os conselhos da Lagarta Azul, tentando escapar aos soldados da Rainha de Copas, imitando o sorriso do Gato de Cheshire, participando numa festa de chá louco e muito mais! Mas o melhor mesmo desta atividade do voluntariado, feita em articulação com a equipa da área da agricultura social, é que ela ‘prolongará’ a presença na APCC deste grupo!

A Alice, a Antonia, a Luise e a Roberta integraram o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090, apoiando utentes e técnicos e desenvolvendo os seus próprios projetos individuais. Como elas, cerca de outros 60 jovens de diversos países já realizaram voluntariado na instituição, inseridos no programa “Holding Hands With Other Abilities”. E ainda no âmbito do voluntariado internacional, também já mais de uma dezena de jovens portugueses fizeram o mesmo no estrangeiro.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.