fbpx

Projeto Estúdio vai declinar o verbo ‘primaverar’, dentro e fora da APCC

Com a primavera a ter início, o Projeto Estúdio aventura-se a primaverar… E o que diz isto sobre os planos próximos deste grupo de teatro da APCC? Veremos onde os leva a primavera… Para já, começou a ser trabalhado ‘FLORescente’, nome do novo projeto deste coletivo, inspirado precisamente pelo verbo ‘primaverar’, inventado por Tolentino de Mendonça no livro “Que coisas são as nuvens” e que afirma a primavera como uma transformação que perpassa a natureza e nos renova internamente.

Assim, o Projeto Estúdio propõe-se a descobrir a primavera que acontece dentro de cada um de nós e esse processo de FLORescimento que se renova a cada reinício dessa estação. Nas sessões já realizadas, prepararam-se as sementes a pensar nos objetivos centrais: continuar a criação de oficinas-espetáculo a partir da literatura, aprofundar o contacto com a escrita e a leitura, estabelecer um contacto regular com a comunidade e implicar o grupo na construção de todo o projeto.

‘FLORescente’ vai ser semeado no imediato dentro da Quinta da Conraria, para ser enxertado mais tarde em livrarias da cidade de Coimbra – esses lugares especialistas em semear verde e palavras! Perspetivam-se, portanto, ações no interior da APCC e na comunidade, assinaladas trimestralmente, como se a primavera pudesse replicar-se ao longo de todo o ano. O anúncio que agora leem é, portanto, apenas a primeira pétala…

Este projeto assinala uma mudança nas várias dinâmicas e na própria composição do Projeto Estúdio, um grupo de teatro que já criou “Cem linhas – notas para viajar dentro de um espetáculo” (espetáculo e livro influenciados pelo livro “Eu espero” de Davide Cali) e abriu na Baixa de Coimbra e em várias escolas a Loja de Vender Poetas (inspirada no texto de Afonso Cruz e no espetáculo “Vamos comprar um poeta”) e a Loja de Vender FI (o elixir que faz falta na nossa vida).

O teatro – desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da APCC – é uma das áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, com os utentes a participarem diariamente também em atividades de expressão plástica e de expressão musical. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.