fbpx

5ª Punkada estão nomeados para os Prémios Play!

O videoclipe de “Blues da Quinta”, o primeiro single dos 5ª Punkada, está nomeado para os Play – Prémios da Música Portuguesa! Com realização da Casota Collective, o vídeo inclui imagens das gravações do disco de estreia da banda pop/rock da APCC, “Somos Punks ou Não?”, que decorreram em setembro do ano passado, na Sala da Música da Quinta da Conraria.

A nomeação foi hoje revelada durante uma conferência de imprensa – em que estiveram presentes a teclista Fátima Pinho e o guitarrista e musicoterapeuta Paulo Jacob – no Coliseu dos Recreios. Será naquela mesma mítica sala lisboeta que serão anunciados os vencedores dos prémios Play deste ano, numa cerimónia que terá lugar a 5 de maio e será transmitida em direto na RTP1.

Nomeados e vencedores da maioria das 13 categorias distinguidas (incluindo ‘Melhor videoclipe’) foram escolhidos através de votação dos membros da Academia Play, que junta cerca de 300 profissionais relacionados com a área da música, desde artistas, técnicos de espetáculo, passando por jornalistas, promotores musicais e pessoas da sociedade civil.

Os Play – Prémios da Música Portuguesa, que vão na quarta edição, visam galardoar as músicas e os artistas que mais se destacam a cada ano na música portuguesa. Sendo promovidos pela Audiogest (que reúne editoras discográficas multinacionais, nacionais e independentes) e pela GDA (que representa artistas, executantes e intérpretes) são por isso considerados os prémios oficiais da música portuguesa.

Os 5ª Punkada foram formados há 28 anos e são atualmente constituídos por Fátima Pinho (teclas), Fausto Sousa (voz e soundbeam), Jorge Maleiro (guitarra e voz), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra e voz). Editaram em dezembro de 2021, pela Omnichord, o seu primeiro disco, que pode ser adquirido através da APCC, dirigindo-se às secretarias do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (Vale das Flores) e da Quinta da Conraria (Ceira) ou enviando uma mensagem para o mail geral@apc-coimbra.pt.

São um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade na APCC, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.