fbpx

Natação da APCC esteve no Torneio Cidade do Porto e trouxe um recorde nacional na bagagem!

Quando foi organizado o primeiro Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto, em 2013, a APCC marcou desde logo presença e, daí para a frente, esta já se tornou uma competição que os nossos atletas se habituaram a disputar. E assim, na sétima edição, que teve lugar no passado fim de semana, lá estiveram a Bárbara Gomes, a Carolina Lourenço, o Joel Pereira, a Matilde Gaspar e o Ruben Santos, que participaram num total de 20 provas.

E não há como não destacar uma delas: os 800 metros livres femininos, em que a Matilde bateu o recorde nacional absoluto da classe S21! Não só isso, como o tempo estabelecido é inferior à melhor marca europeia de sempre obtida por uma atleta júnior! Desta forma, a jovem nadadora da APCC passou agora a ser detentora de dois recordes nacionais, uma vez que já lhe pertencia o dos 200 metros bruços!

Para a equipa, fica mais uma prestação positiva, com uma posição final coletiva bem dentro da metade superior da tabela. E, com o Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada já não tão longe quanto isso (será realizado no início de julho), o tempo é mesmo de intensificar a preparação: até ao final deste mês a APCC estará presente em mais duas competições!

O VIII Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto decorreu no Complexo de Piscinas de Campanhã, nos dias 9 e 10 de abril. Em competição estiveram 129 atletas (84 masculinos e 45 femininos) em representação de 17 clubes e instituições portugueses e dois espanhóis. A organização foi da Ágora Cultura e Desporto e da ANNP – Associação de Natação do Norte de Portugal, em parceria com o Futebol Clube do Porto.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.