fbpx

Documentário sobre os 5ª Punkada com estreia online no P3

“Somos Punks ou Não?” é o nome do primeiro disco dos 5ª Punkada, editado no final do ano passado, mas também do documentário produzido pela Casota Collective que, depois de ser apresentado nos concertos da digressão de promoção do álbum, tem agora a sua estreia online no P3, o site multimédia de jornalismo colaborativo do Público destinado a leitores mais jovens.

Junta imagens recolhidas durante o processo de gravação do disco – que teve lugar em setembro de 2021 e juntou os membros da banda pop/rock da APCC (Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob) aos convidados Surma e Victor Torpedo e ao produtor Rui Gaspar – e o concerto de apresentação, em Leiria, mas passa ainda em revista a história do grupo, fundado em 1993 e de que fizeram também parte Adelaide Serafino, Francisco Sousa, Luís Pedro Madeira, Márcio Reis, Marco Nuno e Ricardo Sousa.

O documentário “Somos Punks ou Não?” é ‘conduzido’ por Paulo Jacob (que, além de membro da banda, é musicoterapeuta na APCC) e por Tina Branco, assistente na Associação e que acompanha os 5ª Punkada desde o início. A realização e edição é de Telmo Soares, que contou com Manuel Gil como assistente de realização e Miguel Ferraz como assistente de produção. A captação de som foi de Pedro Marques e a mistura e masterização de Rui Gaspar.

Algumas imagens do documentário são ainda usadas no videoclipe do single “Blues da Quinta”, que está nomeado para os Play – Prémios da Música Portuguesa, cujos vencedores serão anunciados a 5 de maio.

O artigo do P3 (escrito por João Veloso e editado por Amanda Ribeiro), que acompanha a estreia online do filme e que traça o desenho desta «história de superação e de amor à música», conta com declarações de Paulo Jacob e de Hugo Ferreira, da Omnichord, responsável pela edição do disco.

O CD de “Somos Punks ou Não?” pode ser já adquirido através da APCC, nas secretarias do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (Vale das Flores) e da Quinta da Conraria (Ceira) ou através de mensagem para o mail geral@apc-coimbra.pt. A gravação do disco e os respetivos concerto de lançamento e documentário foram realizados no âmbito de um projeto cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2021 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

Os 5ª Punkada são um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade na APCC, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.