fbpx

Campeonato Nacional de Boccia contou com seis atletas da APCC e com novo modelo (mas nem tudo está diferente…)

O Campeonato Nacional Feminino e Masculino, disputado no último fim de semana, foi a primeira prova de boccia em Portugal em que os jogadores competiram divididos por género – no seguimento das alterações às regras que pretendem replicar o modelo vigente a nível internacional – mas foi também uma oportunidade para demonstrar que existem coisas que não mudam… Uma delas é a presença da APCC nestas competições, que, desta feita, foi assegurada por António Marques, Catarina Branquinho, Mariana Silva, Ricardo Ferreira e Rui Gomes.

E outro fator que parece permanente é que a experiência é um posto: o ‘novo’ vice-campeão nacional da classe BC1 é um ‘velho conhecido’: António Marques! O multi-medalhado atleta conquistou mais um galardão para o seu palmarés e foi o principal destaque da participação do Departamento de Educação Física e Desporto, juntamente com a Catarina Branquinho, que atingiu as meias-finais da classe BC2. Mas todos os ‘representantes’ da Associação deram mostra da sua valia e que o lugar conquistado ao apurarem-se para esta fase foi completamente merecido.

O Campeonato Nacional Feminino e Masculino de Boccia decorreu nos dias 7 e 8 de maio, no Complexo Desportivo dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, em Gualtar (Braga). Marcaram presença 64 atletas, em representação de 19 clubes. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da Câmara Municipal de Braga e do Sporting Clube de Braga.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição é conciliada com a dinamização da Bocciateca, um centro de recursos para a promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.