fbpx

Formação em Hipoterapia/Equitação Terapêutica tem inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para mais uma formação em Hipoterapia/Equitação Terapêutica, da responsabilidade da APCC. Este curso decorrerá entre 20 e 24 de junho de 2022, sendo dirigido a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

A iniciativa tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre o cavalo (terminologia, comportamento e diferentes andamentos) e as diferentes abordagens possíveis (hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.) As sessões decorrerão totalmente em ambiente equestre, na Quinta da Conraria (Ceira), e com uma forte componente prática.

Os interessados podem realizar desde já a sua inscrição online, em https://bit.ly/hipoterapia2022_inscricoes, ou obter mais informações através do telefone 239802820 ou do e-mail centro.formacao@apc-coimbra.pt. O valor da inscrição é de 300 euros.

A formação em Hipoterapia/Equitação Terapêutica tem um total de 40 horas, ao longo das quais serão abordados os seguintes temas: o cavalo – o papel do acompanhante, prática a pé, em liberdade, montado; o cavalo e a comunicação; contextos de desvantagem; indicações e contraindicações; regras de segurança; limpeza do cavalo e a sua importância; material adaptado. Os formadores serão técnicos da APCC, credenciados pela Fédération Nationale Handi-Cheval, de França: José Carlos Gonçalves (equitador), Aline Pereira (fisioterapeuta) e José Guilherme Parreiral (psicomotricista).

Esta é mais uma das várias possibilidades formativas disponibilizadas pela APCC, no âmbito de uma oferta reconhecida pelo mercado e devidamente certificada, com níveis de qualidade elevados e distinguida por diversas entidades nacionais e europeias, e sobre a qual pode saber mais na página Web do Centro de Formação. Se pretende mais informações sobre a atividade de equitação terapêutica, pode ir a www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=398.