fbpx

Equitação terapêutica motivou visita de utentes da ARCIAL à APCC

A hipoterapia e a equitação terapêutica fazem parte do quotidiano da APCC, enquanto resposta no âmbito da reabilitação, mas também de oferta formativa. É natural, portanto, que o picadeiro da Quinta da Conraria seja habitualmente local de grande atividade e muito movimento. Isso mesmo pôde ser testemunhado, recentemente, por um grupo da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital (ARCIAL).

A oportunidade surgiu devido à circunstância de uma utente da equitação terapêutica da APCC frequentar também aquela outra instituição, com o seu entusiasmo pela atividade a suscitar um interesse partilhado, que resultou numa visita de estudo com experimentação. E assim se passou uma manhã a montar a cavalo, mas também a aprender algumas noções básicas sobre a forma de os tratar e preparar.

A acompanhar o grupo de utentes e técnicos da ARCIAL estiveram o equitador José Carlos Gonçalves, a fisioterapeuta Aline Pereira e o psicomotricista José Guilherme Parreiral (psicomotricista), que não só responderam a todas as questões, como proporcionaram momentos entusiasmantes a todos os participantes.

A equitação terapêutica é desenvolvida na APCC no contexto de um projeto terapêutico individualizado e recorre ao montar a cavalo e ao contacto com este animal, para assegurar uma influência física, psicológica e pedagógica. Visa fomentar a conquista da autonomia, o domínio do controlo gestual, integrar as noções de base necessárias às aprendizagens da criança, incentivar a ação motora e/ou psicomotora, implementar e reforçar as aquisições e aumentar a autoestima.

Se pretende mais informações sobre a atividade de equitação terapêutica na Associação, pode ir a www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=398.