fbpx

O Lar Integrado também já tem um Mercadinho e nem os vizinhos resistiram!

Já havia o Mercadinho da Quinta e o Mercadinho do Centro, mas agora passou a existir na APCC também o Mercadinho do Lar… O modo de funcionamento e os objetivos são os mesmos – permitir que, depois de asseguradas as necessidades da instituição, os fresquíssimos produtos agrícolas da Quinta da Conraria cheguem a outras casas, nomeadamente as dos colaboradores. Mas, no Lar Integrado, há algumas diferenças…

Desde logo, porque é aberto à comunidade envolvente. Já ontem, na primeira edição, foram vários os ‘vizinhos’ daquela unidade residencial (situada na Rua Padre Manuel da Nóbrega) a aproveitarem para comprar couve coração, espinafres, alho-francês, laranjas ou nêsperas. E até houve quem tenha sabido do Mercadinho porque alguém do apartamento ao lado lhes bateu à porta a dizer que não podia deixar passar a oportunidade!

A outra diferença é que, além das frutas e vegetais da Quinta da Conraria, no Mercadinho do Lar também se podem comprar peças de artesanato ou doces e compotas feitos pelos utentes do Lar Integrado e do Lar de Apoio. O difícil mesmo é ter mãos para levar todos os produtos que não se conseguiu resistir a comprar…

Em junho, voltará a haver novo Mercadinho do Lar e deverá ser assim pelo menos uma vez por mês daqui para a frente – na Quinta da Conraria e no Centro de Reabilitação, ele continua a ser semanal. Nas suas diversas vertentes, os diferentes mercadinhos da APCC envolvem praticamente toda a instituição, desde os utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (que fazem a colheita dos produtos), mas também das unidades residenciais, a colaboradores de diversas áreas e até voluntários.

Esta iniciativa tira partido das atividades desenvolvidas na área da agricultura, onde se realiza um trabalho pioneiro no âmbito da agricultura social, que permitiu à APCC assumir-se como uma entidade de referência nesta área e em vertentes como a agricultura biológica, alimentação saudável ou desenvolvimento sustentável.