fbpx

5ª Punkada apresentam em Coimbra espetáculo original com o projeto Notas de Contacto (e os bilhetes já estão à venda)

Depois de Salamanca… Coimbra! Os 5ª Punkada e o projeto Notas de Contacto – desenvolvido em parceria pela Orquestra de Câmara Portuguesa e a Cercioeiras e que reúne músicos, terapeutas e pessoas com deficiência – vão apresentar na Sala Grande da Oficina Municipal do Teatro, no próximo dia 8 de junho, a obra original que criaram em conjunto ao longo de uma série de residências realizadas nos últimos meses. Será a segunda apresentação ao vivo desta peça, que foi estreada em abril, num concerto solidário em Espanha.

Trata-se de um espetáculo que reúne diferentes instrumentos (combinando soluções tecnológicas com instrumentos acústicos) na construção de ambientes diversificados, ganhando progressivamente expressão até à pulsação dos ritmos do rock, com mistura de improvisação, tecnologia, partituras ao vivo ou canto idealizado e a participação de todos os membros do coletivo.

Colaboraram no trabalho de construção da peça os cinco membros da banda pop/rock da APCC – o guitarrista e musicoterapeuta Paulo Jacob, o vocalista Fausto Sousa, a teclista Fátima Pinho, o baterista Miguel Duarte e o guitarrista Jorge Maleiro – que agora se voltarão a juntar em palco aos membros do Notas de Contacto. Esta é, de resto, a segunda parceria entre estes dois coletivos, que já haviam trabalhado juntos em 2018, no espetáculo “O Som da Igualdade”, inserido no encontro “Isto é PARTIS”.

Os bilhetes para o espetáculo “Notas de Contacto + 5ª Punkada” já estão à venda em https://ticketline.sapo.pt/evento/notas-de-contacto-e-5-punkada-64691, podendo também ser reservados através dos contactos 239 714 013, 912 511 302 ou info@oteatrao.com.

Mas os 5ª Punkada não ficarão por aqui. Depois de várias datas incluídas na digressão de promoção ao seu disco de estreia (“Somos Punks ou Não?”, editado no final do ano passado) têm já confirmados concertos no Festival Impulso (Caldas da Rainha, 23 de junho), no festival Nascentes (Leiria, 3 de julho), no festival Bons Sons (Tomar, 15 de agosto) e no Novo Ático (Porto, 4 de setembro). Podem manter-se informados sobre a agenda do grupo através do Facebook e do Instagram.

Os 5ª Punkada foram fundados na APCC em 1993 e já percorreram Portugal de norte a sul e viajaram também para Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França, Grécia, Espanha, Itália ou Finlândia, num total de mais de 300 concertos e diversas parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. Editaram no final do ano passado o seu disco de estreia, “Somos Punks ou Não?”

São um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade na Associação, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.