fbpx

Até ao dia 9 de junho, a APCC tem à venda e em exposição obras de desenho, pintura e escultura de 60 artistas diferentes

São cerca de 250 obras – pinturas, desenhos e peças escultóricas – criadas nos últimos 16 anos, no âmbito das atividades de artes plásticas na APCC, por 60 artistas diferentes, todos utentes da instituição. Estão agora à venda no Bazar d’Sala, que foi inaugurado ontem (6 de junho), na Sala Multiusos da Quinta da Conraria, e que decorre sob o mote ‘ComprarArte antes que seja tarde’.

Na ocasião, estiveram presentes alguns dos criadores e outros alunos do Departamento de Artes Plásticas, numa dinâmica que será repetida todos os dias até 9 de junho e que permitirá que os visitantes desta exposição (aberta sempre entre as 10H00 e as 19H00) tenham um contacto direto com a atividade habitual do espaço e o processo criativo como ele ali se desenvolve.

Acorreram à inauguração igualmente diversos responsáveis da Associação, numa ocasião em que ficou vincada a ideia de que o Bazar d’Sala é um evento que se apresenta contra conceitos como “artistas com deficiência” ou “arte inclusiva”. Desta forma, o convite é para que se possa refletir sobre a forma como aquelas expressões podem ser elas próprias agentes de estigma e contribuir, na prática, para a exclusão. E, naturalmente, também para apreciar a arte pela arte, desfrutar dela e, eventualmente, levá-la para casa.

Parte das obras que fazem parte desta exposição (que foram criadas sob a coordenação dos professores de artes plásticas Suzete Azevedo e Paulo Ferreira) estão igualmente disponíveis online, na página de Instagram ‘Artes Plásticas_APCC’, pelo que é possível proceder à respetiva reserva enviando uma mensagem para suzete.azevedo@apc-coimbra.pt.

O Departamento de Artes Plásticas da APCC opera no pressuposto de que a ação de quem trabalha no contexto da inclusão de pessoas com deficiência deve considerar que as condições orgânicas realmente geram incapacidades, mas não são essas que determinam o nível de funcionamento do individuo. Desta forma, utiliza a arte com o grande propósito da expressão, de comunicação de ideias, do desenvolvimento de competências e autoconhecimento e na elevada responsabilidade da edificação de ideias político-sociais.

Na APCC, a área artística é uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social. No âmbito do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, são desenvolvidas atividades nas áreas da música (nas vertentes da musicoterapia, educação musical e expressão musical), teatro (tanto através de dinâmicas no âmbito da expressão dramática, como de apresentações ao público) e artes plásticas (na pintura, escultura, multimédia e outros campos). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.