fbpx

Na Quinta da Conraria, um almoço foi um piquenique e foi também uma grande festa!

Amanhã é o Dia Internacional do Piquenique, mas nas unidades residenciais da APCC não deixamos para mais tarde o que podemos fazer hoje e, por isso, celebrámos aquela data… ontem! O grupo juntava utentes do Lar Integrado, do Lar de Apoio e do Lar Residencial e encontrou-se junto à Casa do Forno da Quinta da Conraria: consta que o piquenique é uma invenção francesa, mas temos a certeza de que nunca se viu um piquenique tão especial quanto este em nenhum lugar do mundo!

Desde logo, porque valorizamos cada vez mais a possibilidade de estarmos juntos e partilharmos bons momentos com os amigos. Depois, porque qualquer festejo é geralmente melhor se puder ser ao ar livre (mesmo que o tempo insista em não ajudar, como foi o caso). Finalmente, porque não faltaram boas razões – gastronómicas e não só – para dar um sabor especial à ocasião e transformar aquele almoço numa festa. E se a vida não é sempre um piquenique, é bom acreditar que pode ser!

O Dia Internacional do Piquenique convida as pessoas a saírem de casa e do trabalho e a estenderem a toalha no chão para comer. É um pretexto para gozar da comunhão com a natureza, seja sobre a relva de um jardim, no areal da praia ou em plena floresta. E se a data é assinalada um pouco por todo o mundo, sabiam que o Livro Guinness dos Recordes assegura que o maior piquenique de sempre teve lugar em Portugal e juntou mais de 20 mil pessoas?

As unidades residenciais da APCC asseguram diferentes tipos de respostas aos utentes da Associação: o Lar de Apoio acolhe crianças e jovens, entre os 6 e os 16 anos, com necessidades educativas específicas, enquanto o Lar Integrado e o Lar Residencial disponibilizam alojamento prioritariamente àqueles que frequentam as respostas sociais da instituição. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.