fbpx

Dois pódios e uma prestação positiva para a APCC no Campeonato Nacional Absoluto de Boccia

Foram cinco os atletas da APCC que garantiram o apuramento para o Campeonato Nacional Individual Absoluto e todos se apresentaram em prova, no passado fim de semana, com muita vontade de não deixar os seus créditos por mãos alheias. E assim foi, com uma prestação globalmente positiva e que permitiu acrescentar mais duas medalhas – de prata e bronze – às conquistas da modalidade na Associação.

O destaque terá de ir, portanto, para a classe BC1, onde António Marques somou mais uma linha ao seu palmarés, sagrando-se vice-campeão nacional absoluto da 1.ª Divisão (que passa a acumular com o título de vice-campeão nacional masculino), enquanto Diogo Peixeiro chegou ao último lugar do pódio na 2.ª Divisão (um resultado que soma ao 2.º lugar obtido no Campeonato Nacional Jovem).

Os restantes jogadores que representaram a APCC nesta competição foram Ricardo Ferreira (1.ª Divisão da classe BC3), Catarina Branquinho (2.ª Divisão BC2) e Mariana Silva (2.ª Divisão BC3), que participaram todos em jogos bastante emocionantes e de alto nível. De realçar ainda o envolvimento, além dos profissionais da Associação, dos pais de alguns dos atletas, tanto nas funções de parceiros de competição no campo, como nas de claque nas bancadas!

O Campeonato Nacional Individual Absoluto de Boccia foi disputado nos dias 18 e 19 de junho, no Pavilhão Desportivo Municipal do Lis e no Pavilhão Desportivo Municipal dos Pousos, em Leiria. Tratou-se da última prova de caráter individual da presente época desportiva e contou com a participação de 65 atletas, em representação de 20 clubes e instituições. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da Câmara Municipal de Leiria.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição é conciliada com a dinamização da Bocciateca, um centro de recursos para a promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.