fbpx

Projeto Estúdio apresenta “A Revolta das Peças” e inicia ciclo de espetáculos inspirados pela literatura em livrarias da cidade

Chama-se “A Revolta das Peças” e é um espetáculo-oficina do Projeto Estúdio, um dos grupos de teatro da APCC, que vai subir à cena no próximo dia 23 de junho, numa apresentação pública única que terá lugar na livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, pelas 11H00. Trata-se de um espetáculo que lembra que a imaginação é sempre uma semente de liberdade e que parte do livro “A Revolta dos Livros”, de Sofia Cochat-Osório.

Neste espectáculo-oficina, os espectadores são convidados a escutar a história de uma casa-árvore, onde os livros ficam aprisionados, e ao mesmo tempo a jogar, colaborando no plano traçado pela enciclopédia para recuperar a liberdade e o espanto. Preparados para entrar no jogo? Será o início do ciclo ‘Primaverar’, com que o Projeto Estúdio busca inspiração na literatura, para criar espetáculos que serão apresentados nas livrarias que acolhem os livros que os influenciaram.

Assim acontecerá mais algumas vezes até ao final do ano, no âmbito do projeto ‘FLORescente’, que aquele coletivo teatral tem vindo a preparar. Este será também o regresso do grupo ao contacto com o público, cerca de três anos depois de ter aberto, durante uma semana, a Loja de Vender FI – um espaço ambulante especializado num elixir milenar que não serve para nada que se reduza a relatórios ou números – na Baixa de Coimbra.

O objetivo do projeto ‘FLORescente’é afirmar a primavera como uma transformação que perpassa a natureza e nos renova internamente, aconteça quando acontecer. Partindo do verbo ‘primaverar’, inventado por Tolentino de Mendonça no livro “Que coisas são as nuvens”, aprofunda a relação do Projeto Estúdio com a literatura, bem como com a escrita e a leitura, promove o contacto com a comunidade e envolve todos os elementos na construção do objeto artístico.

O teatro é uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social. É desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da instituição, que conta atualmente com dois grupos teatrais ativos (Projeto Estúdio e Sala T). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.