fbpx

“A Revolta das Peças”, um espetáculo feito de liberdade e que ‘devolveu’ o Projeto Estúdio ao contacto com o público

Liberdade, espanto, revolta. Mudança. Imaginação. Liberdade, sempre a liberdade. Estas foram algumas das palavras ditas – e repetidas – na estreia de “A Revolta das Peças”, o novo espetáculo-oficina do Projeto Estúdio, que decorreu na livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra… e não por acaso. Esta foi a primeira etapa do ciclo ‘Primaverar’, em que aquele grupo teatral da APCC se une a livrarias da cidade de Coimbra para criar espetáculos baseados em livros por estas sugeridos e que são depois apresentadas nos seus espaços.

De volta ao espetáculo de ontem, inspirado por “A Revolta dos Livros”, de Sofia Cochat-Osório, os espectadores puderam conhecer a história de uma casa-árvore onde os livros ficam aprisionados, mas, mais do que isso, foi-lhes possível entrar no jogo e ajudar a escrever o futuro dessa casa tão particular. Convidados a inventar uma revolta, fizeram parte de um momento verdadeiramente transformador, guiados pela ideia de que a arte é possível para todos. E assim a imaginação se afirmou como semente de liberdade, como se lia na apresentação de “A Revolta das Peças”.

Esta apresentação foi pensada para ser uma ocasião única – com algumas sessões internas a seguirem-se na Quinta da Conraria – mas como nunca se sabe onde nos pode levar um bom livro, teremos de procurar nas próximas páginas o desfecho desta história… Certo, para já, é que o ciclo ‘Primaverar’ incluirá, até ao final do ano, outros espetáculos-oficinas, baseados noutros livros, a estrear noutras livrarias.

Este ciclo marca o regresso do Projeto Estúdio ao contacto com o público, cerca de três anos depois de ter aberto a Loja de Vender FI na Baixa de Coimbra, e está integrado no projeto ‘FLORescente’, que tem vindo a ser desenvolvido pelo grupo e cujo objetivo, ao partir do verbo ‘primaverar’ inventado por Tolentino de Mendonça no livro “Que coisas são as nuvens”, é afirmar a primavera como uma transformação que perpassa a natureza e nos renova internamente, aconteça quando acontecer.

O teatro é uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social. É desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da instituição, que conta atualmente com dois grupos teatrais ativos (Projeto Estúdio e Sala T). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.