fbpx

O (multi)campeão António Marques foi homenageado pela Câmara Municipal de Penacova

O jogador de boccia António Marques foi um dos homenageados pela Câmara Municipal de Penacova, numa iniciativa organizada para enaltecer os campeões daquele concelho e que teve lugar no passado sábado, nos Paços do Município. O atleta da APCC, natural da Aveleira (uma aldeia da freguesia de Lorvão) voltou assim a ser reconhecido por aquela edilidade, depois de ter já recebido, em 2016, um voto de reconhecimento ao mérito desportivo.

Com este reconhecimento com um dos nomes que, na área do desporto, «continuam a dignificar, honrar e prestigiar Penacova», António Marques soma mais uma distinção às várias que recebeu ao longo de quase quatro décadas de carreira, entre as quais se destaca o título de Comendador da Ordem de Mérito, atribuído pelo Presidente da República. Do seu currículo no boccia, a primeira menção deve ir para as 21 medalhas conquistadas em grandes competições internacionais, entre as quais sete em Jogos Paralímpicos.

António Marques nasceu a 25 de Outubro de 1963 (58 anos) e fez todo o percurso desportivo na APCC, instituição da qual é utente desde os 14 anos. No início da sua carreira conciliou o boccia e o atletismo, com bons resultados nas duas modalidades (conquistou mesmo uma outra medalha paralímpica no lançamento de precisão e chegou a ser recordista mundial de lançamento em altura). Foi durante largos anos o praticante mundial com maior longevidade em competições internacionais de boccia, contando com inúmeras internacionalizações pela Seleção Nacional, que capitaneou por diversas vezes.

O boccia é uma modalidade com forte tradição em Portugal, em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas. Na APCC, a vertente de competição é conciliada com a dinamização da Bocciateca, um centro de recursos para a promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.