fbpx

Projeto “Change 2 Regard”: mesa redonda sobre música e deficiência cruza experiências de artistas, promotores e academia

O acesso à cultura, nomeadamente à prática e à criação musical, por parte das pessoas com deficiência vai ser o mote para uma mesa redonda, que terá lugar no dia 15 de julho e em que marcarão presença músicos, promotores musicais, investigadores, professores e outros intervenientes em vários estágios do processo de produção artística. Trata-se de uma iniciativa que pretende ainda dar a conhecer os resultados do projeto “Change 2 Regard”, dinamizado pela APCC com instituições parceiras da Bélgica, França e Canadá.

O tema central será abordado de perspetivas diversas, que irão do processo colaborativo que levou à gravação e edição do primeiro disco dos 5ª Punkada e posterior digressão de promoção, ao papel desempenhados pelos conservatórios e pelas instituições de ensino superior. Antes deste espaço de discussão, serão apresentados os produtos finais realizados no âmbito do referido projeto europeu, nomeadamente um manual de boas práticas sobre música, tecnologia e acessibilidade.

A mesa redonda “Música e Deficiência – um diálogo em construção” decorrerá no Auditório da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e é aberta ao público, sendo no entanto de inscrição obrigatória, a qual pode ser já realizada através do link https://bit.ly/Change2RegardMesaRedonda. O programa previsto é o seguinte:

09H45 – Abertura – Fernando Filipe de Oliveira (Presidente da Direção da APCC)
09H55 – Apresentação do projeto “Change 2 Regard” – Mário Veríssimo (APCC)
10H10 – “Change 2 Regard”, trabalho desenvolvido e resultados finais – Paulo Jacob (APCC e 5ª Punkada)
10H45 – Coffee-break
11H00 – Mesa redonda, com intervenções de:
– Ana Cortez Vaz (vereadora Câmara Municipal de Coimbra) – a confirmar
– Cristina Faria (Escola Superior de Educação de Coimbra)
– Fátima Pinho (5ª Punkada)
– Hugo Brito (Conservatório de Música de Coimbra)
– Hugo Ferreira (Omnichord)
12H30 – Debate
13H00 – Conclusões / Encerramento

O projeto “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” é centrado no papel da inclusão social no acesso à prática musical, à formação e ao vínculo social. Tem como parceiros principais a APCC, o Collectif T’cap (França), a Nos Pilifs (Bélgica) e o RIPPH – Réseau International sur le Processus de Production du Handicap (Canadá), contando ainda com sete parceiros associados, entre os quais o Conservatório de Música de Coimbra e a Casa da Música.

É um dos vários projetos desenvolvidos na APCC com apoio do programa Erasmus+, como é o caso também do “SIM – Social Inclusion Marketing”, do “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities” ou do “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.