fbpx

Agosto sem parar na Formação Profissional: jardinagem, culinária, desporto, lazer e muito mais!

Hoje é dia de regresso à rotina habitual do quotidiano para muitos portugueses – na APCC, aliás, não é diferente – mas nem por todo o lado se parou durante o mês de agosto… Na Formação Profissional, por exemplo, houve sempre cursos em funcionamento, com as férias de formandos, formadores e elementos da equipa técnico-pedagógica a serem diferenciadas de forma a recuperar os atrasos resultantes do confinamento de 2021, pelo que o mês passado foi mesmo de grande(s) atividade(s).

Na primeira quinzena, houve muita Formação em Ação: workshops sobre jardins sustentáveis, artes decorativas, decoração floral, decoração de t-shirts e culinária; open days sobre o picadeiro e sobre estofos; um concurso e exposição de fotografia; um torneio de futebol (com o clássico Formandos vs. Equipa Técnico-Pedagógica como jogo final); um treino de râguebi com Carlos Polónio, diretor técnico regional do CRRC – Comité Regional de Rugby do Centro e treinador da equipa da APCC; e ainda a participação em diversas atividades do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, como sessões de movimento e relaxamento, ‘jogos sem fronteiras’, peddy-paper e culinária.

Ainda nesse período, também se realizou um peddy-paper na Mata Nacional do Choupal – com os objetivos, entre outros, de trabalhar a cooperação, o trabalho em equipa ou a autonomia, bem como outras competências de formação para a inclusão – e uma atividade de canoagem no rio – graças à disponibilidade e colaboração da Sport Margens – que foi também um belo dia de veraneio na praia fluvial de Palheiros e Zorro e ajudou a promover o sentido de pertença.

E na segunda quinzena, também não se parou: visitaram-se o PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó e a Biblioteca Municipal de Coimbra (aproveitando para viajar na Linha do Botânico, que atravessa aquele belíssimo jardim fundado em 1772) e foi-se ao cinema. E ainda houve tempo para um curso de formação contínua e uma sessão de promoção da empregabilidade na área do trabalho social e orientação.

No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade em mais de 15 saídas profissionais e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.