fbpx

Agosto sem parar, parte 2: e como foi nas unidades residenciais?

Nas unidades residenciais da APCC, agosto também foi sinónimo de muita ação!… Fizemos questão de aproveitar o sol ao máximo e, como provavelmente não há melhor sítio para o fazer do que a praia, foi delas que fomos à procura, fossem fluviais (como as de Olhos de Fervença, Senhora da Graça, Ana de Avis e outras) ou de mar (como a da Cova Gala). Dado que o ano é de seca, em alguns deste locais tivemos surpresas não muito agradáveis com a falta de água, mas usámos a imaginação para que a alegria e o bom humor nunca faltassem!

Mas também mais perto e até ‘dentro de casa’ houve muito para fazer, sendo que o destaque tem de ir para a forma como se fez ‘doação’ rimar com ‘diversão’: a instalação de uma piscina no parque infantil da Quinta da Conraria tornou possível levar também os utentes mais dependentes até à água – mas todos aproveitaram! Junte-se ainda ao programa um Dia do Hambúrguer no Lar de Apoio e, para terminar em grande, uma última saída com os mais jovens para uma sessão de cinema… e está feito o resumo de um mês em cheio!

Com tantos quilómetros percorridos – nas viagens, pois claro, mas também aqueles que nem damos conta de fazer quando as brincadeiras de verão nos divertem a sério – só não se pode dizer que foi cansativo por duas razões: porque foi tudo feito com grande entusiasmo e porque todas as partilhas entre utentes, colaboradores (animadoras sociais, motoristas e ajudantes de ação direta) e voluntários fazem tudo valer a pena!

As unidades residenciais da APCC asseguram diferentes tipos de respostas aos utentes da Associação: o Lar de Apoio acolhe crianças e jovens (entre os 6 e os 16 anos) com necessidades educativas específicas, enquanto o Lar Integrado e o Lar Residencial disponibilizam alojamento prioritariamente àqueles que frequentam as respostas sociais da instituição. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.